CNI

Prêmio IEL de Talentos reconhece estagiários e bolsistas por projetos inovadores

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 26 de outubro de 2023

Etapa nacional acontecerá em São Paulo, em 26 de outubro. Mais de 360 projetos de pesquisa e melhores práticas de estágio concorrem às premiações em cinco categorias

Estagiários e bolsistas podem ser responsáveis por inovações e ganhos de produtividade na indústria brasileira e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) pode provar isso. Por meio do Prêmio IEL de Talentos, o Instituto reconhece a importância do estágio na educação para o mercado de trabalho e estimula a qualificação dos talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em todo país.

Este ano, 364 projetos de 11 estados foram selecionados para a etapa nacional. Os vencedores receberão troféus, certificados e os três primeiros colocados em cada categoria serão premiados com milhares pontos Livelo. Os campeões serão anunciados na próxima quinta-feira (26), em São Paulo. A premiação acontecerá no auditório do Learning Village, em São Paulo, a partir das 17h, mas também é possível acompanhar o evento pelo YouTube do IEL.

“Essa premiação contribui, significativamente, para que os estagiários se sintam motivados e engajados no dia a dia profissional, além de facilitar a adaptação à cultura organizacional da empresa. Tanto o estágio quanto o Inova Talentos favorecem os jovens ao apresentá-los às atividades relevantes dos negócios, enquanto a empresa também se beneficia da criatividade e inovação deles no desenvolvimento de soluções", explica o superintendente do IEL, Eduardo Vaz.

Os projetos apresentados abordam temas como a dificuldade de acesso ao crédito por mulheres; identificação, prevenção e cuidados com a hanseníase; uso da “Câmera Hyperspectral” no controle de qualidade de chocolates; comidas a base de plantas que possam substituir derivados de leite, carne e pães; implementação de grafeno em peças de automóveis, que vão desde mangueiras, tubulações e revestimentos, até proteções balísticas.

Empresas como Hyundai, Grendene, Ford, Norsk Hydro Brasil, Yamaha Motor, Baterias Moura, WEG Equipamentos Elétricos, Schulz e Brose do Brasil participam da competição.

Histórico do Prêmio IEL

Criada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em 2005, a premiação era conhecida como Prêmio IEL de Estágio, mas passou por uma reformulação para agregar participantes do programa Inova Talentos, um dos carros-chefes da instituição.

Até este ano, cerca de 220 prêmios foram entregues para estagiários, empresas e instituições de ensino por todo país. Confira aqui os resultados das edições anteriores.

Nesta edição, os 1º, 2º e 3º lugares vão receber, respectivamente, 110 mil, 55 mil e 27 mil pontos Livelo, além dos troféus e certificados.