Presidente da FIEP fala no ECA 21 em Brasília

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 14 de julho de 2011

Na manhã desta quinta-feira, o presidente da FIEP e diretor Regional do SESI/PB, Francisco Buega Gadelha, foi um dos expositores do Seminário ECA 21 Estatuto da Criança e do Adolescente, que acontece em Brasília. No painel “O Setor Produtivo no Contexto do Enfrentamento da ESCA”, Gadelha transmitiu o sentimento do empresariado, em relação a Responsabilidade Social. Preocupação que tem recbido respostas com diversas ações da classe, especialmente com o Programa Vira Vida, instalado em vários estados brasileiros.

Em sua exposição o presidente apresentou informações que deixam, tanto o terceiro setor, quanto toda força política e social do Brasil preocupados. “Apenas 5% dos brasileiros, entre 25 e 64 anos continuam os estudos e mais de 50% das famílias brasileiras têm renda de até um salário mínimo”, revelou. Na exposição o Buega Gadelha também apresentou o Case do Programa 4s Promenor, desenvolvido na Paraíba, com sendo um trabalho pioneiro que tem contribuído para resgatar das ruas menores em situação de riscos, ajudando a melhorar a vida de muitas famílias.

O presidente da FIEP também defendeu uma idéia para amenizar o analfabetismo no Brasil. “Entendo que todos os alunos que entrassem numa Universidade Federal deveriam assinar um termo de responsabilidade no sentido de que, ao concluírem seus respectivos cursos, prestariam, por algum tempo, serviços voluntários voltados a erradicação do analfabetismo”, afirmou Gadelha.

O Conselho Nacional do SESI realiza o "Seminário Nacional ECA 21 anos" em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O evento tem continuidade na tarde desta quinta-feira no auditório da Confederação Nacional das Indústrias, em Brasília, onde será exposto o II Painel "Cenários do Enfrentamento da Exploração Sexual Infantojuvenil no Brasil - Matriz Intersetorial - Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente".