Brasília - O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP e vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria - CNI, Francisco Gadelha, e uma comitiva de empresários paraibanos participaram, nesta quarta-feira, 29, do Diálogo da Indústria com os pré-candidatos à Presidência da República, promovido pela CNI com três dos presidenciáveis da eleição 2022. O diálogo aconteceu como parte da programação prévia do Encontro Nacional da Indústria - ENAI, que será realizado neste dia 30 de junho.
Durante o encontro, que aconteceu presencialmente, participaram os pré-candidatos Simone Tebet e Ciro Gomes e o atual presidente Jair Bolsonaro, que apresentaram as medidas que pretendem adotar em seus governos, sobretudo para o setor produtivo. Na ocasião, foram entregues, pela CNI, 21 propostas da indústria para os próximos anos.
"É um momento significativo para nós empresários brasileiros. Depois de dois anos de pandemia, atravessamos muitos desafios, mas superamos todos e agora é momento de discutir propostas que acelerem o desenvolvimento no pos-pandemia", comentou Francisco Gadelha. "O Diálogo da Indústria é um evento importante que oportuniza a nós empresários de todas as regiões do país, pleitear junto aos presidenciáveis, temas pertinentes ao crescimento econômico que envolvem diretamente a indústria brasileira e, ao mesmo tempo, ouvir dos candidatos, às suas propostas de governo", completou o presidente da FIEP.
Encontro Nacional da Indústria
Nesta quinta-feira, 30, a CNI realiza a 13º edição do Encontro Nacional da Indústria - ENAI, que tem como tema “O desafio da década: construindo o Mapa Estratégico da Indústria 2023-2033”. O evento acontece presencialmente depois de dois anos sem edições e tem o objetivo de fomentar ideias para ampliar a competitividade brasileira e impulsionar o desenvolvimento do país.
O Mapa Estratégico da Indústria, que é foco do ENAI 2022, é um documento elaborado pela CNI com apoio das federações estaduais e associações setoriais, que reúne diretrizes para ações ou políticas públicas, com o objetivo de tornar a indústria mais competitiva, inovadora e sustentável.
O ENAI acontece desde 2006, e reúne lideranças empresariais para alinhar posicionamentos com o objetivo de focar em ações de desenvolvimento industrial e na competitividade do setor produtivo. Este ano o evento será presencial e conta com painéis de debate sobre as tendências que impactarão a indústria na próxima década.
O debate realizado com os presidenciáveis pode ser acessado em https://bit.ly/3noOaAE
Texto/Colaboração: Igor Batista