Presidente da FIEP participa de Curso em Cingapura

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 16 de março de 2007

O Presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha, está participando , juntamente com uma turma de executivos e empresários brasileiros de um curso sobre Estratégias de Negócios para o Mercado Asiático. Além de aulas, eles estão fazendo visitas às empresas chinesas.

De acordo com o embaixador do Brasil em Cingapura, Paulo Alberto da Silveira, os empresários precisam estudar o mercado cingapuriano para melhorar suas estratégias de negócios. O embaixador foi um dos palestrantes do curso, que está sendo promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em Cingapura, com o objetivo de preparar empresários que pretendem investir na Ásia. "É uma iniciativa pioneira, oportuna e inovadora. Por isso, os empresários devem aproveitar a oportunidade para estabelecer conexões com empresários de Cingapura", afirmou Silveira.

Segundo dados apresentados pelo embaixador, houve um acentuado crescimento das relações comerciais entre Brasil e Cingapura. As exportações brasileiras para aquele país passaram de US$ 752 milhões em 2004 para US$ 2,1 bilhões no ano passado. Entre os produtos exportados estão combustíveis, aves e suínos. "É importante que o Brasil esteja inserido nesse supersônico da historia econômica mundial. Quanto mais competitivos formos, mais perto estaremos de estabelecer padrões de comércio internacional", reforçou o embaixador.

Para o superintende do IEL, Carlos Cavalcante, o curso mostrará as experiências positivas e negativas de empresas que investiram naquela região. O conteúdo, segundo Cavalcante, é exclusivo e voltado para a preparação dos empresários e executivos que querem conhecer a complexidade econômica e política da Ásia. "É a primeira vez que o Insead Cingapura desenvolve programa nessa área para empresários ocidentais", disse Cavalcante.

Criado em 1957, o Ásia Campus do European Institute of Business Administration (Insead), é atualmente uma das principais escolas de negócios do mundo voltada para a formação de executivos e estudantes. "É um tradicional centro de business e gestão, voltada para empresários que querem compreender o ambiente de negócios asiático e estejam melhor preparados para o sucesso de seus empreendimentos por aqui", concluiu Cavalcante.