Presidente da FIEP participa de encontro que discute a criação da Câmara da Industrialização

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 25 de julho de 2011

O presidente da FIEP e Diretor Financeiro da Confederação Nacional da Indústria, Francisco Benevide
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP e Diretor Financeiro da Confederação Nacional da Indústria, Francisco Benevides Gadelha participou recentemente de um encontro, na sede da CNI, em Brasília, com empresários, e representantes das centrais sindicais, onde foi discutida a desindustrialização do Brasil, e a ativação da Câmara da Industrialização.

De acordo com Francisco Gadelha, a crescente perda de espaço da produção nacional para os produtos importados, tem provocado a redução da força da indústria brasileira que diminuiu o seu percentual dentro do PIB, e isso traz preocupação para o setor.

Segundo o presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP), o Brasil terá um déficit no setor de manufaturados de mais de US$ 100 bilhões neste ano. Se nada for feito pelo governo para mudar esse cenário, assinalou, os trabalhadores vão começar a agir. “Chegará a um ponto em que a gente começará a criar problema nos portos, além de segurar os produtos lá no meio do mar.”

Durante o encontro, patrões e empregados decidiram pedir uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para apresentar um quadro sobre o momento vivido pelo setor e propor a ativação da Câmara da Industrialização.

“Com a ativação da Câmara da Industrialização teremos a formulação de políticas para o setor industrial, com a redução da taxa básica de juros e a criação de políticas de qualificação profissional”, destacou o presidente da FIEP.

Outras duas propostas foram aprovadas durante a reunião. Os empresários e os trabalhadores querem que a Câmara dos Deputados instale uma comissão geral para que possam discutir a situação do setor. Além disso, eles vão lançar um pacto pela industrialização, reunindo todos os projetos que estão no Legislativo e que propõem medidas de combate à desindustrialização.

Fotos/Créditos: José Paulo Lacerda - CNI.