Em evento realizado na última sexta-feira, 24, o presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha da Paraíba - Sindicer/PB, Francisco Xavier de Andrade, foi homenageado, a partir de sua empresa, Cerâmica Salema, entre os 100 maiores contribuintes de ICMS no estado da Paraíba.
A homenagem é promovida pela Revista Painel Empresarial e busca reconhecer o trabalho de empresários paraibanos que tenham contribuído para o crescimento e desenvolvimento do setor produtivo no estado.
Fundador da Cerâmica Salema e do Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha do Estado da Paraíba (Sindicer/PB), o engenheiro agrônomo, Francisco Xavier de Andrade, encontrou seu verdadeiro chamado na indústria da cerâmica, quando comprou uma propriedade em Rio Tinto, para iniciar uma plantação de cana-de-açúcar. A terra rica em argila levou um amigo geólogo a sugerir que ele registrasse o insumo. O que começou como uma plantação de cana deu lugar à Cerâmica Salema, uma empresa que Xavier iniciou sozinho e que agora tem mais de quatro décadas de mercado, crescendo através de parcerias estratégicas com construtoras.
Atualmente, Francisco Xavier preside o Sindicer/PB, que tem sido um pilar fundamental para o setor de cerâmica na Paraíba, trabalhando em parceria com a Associação Nacional de Cerâmica (ANICER), e desempenhado um papel crucial na mediação de diálogos entre as fábricas de cerâmica, com o objetivo de tornar o mercado mais acessível e justo para todos, além de estar comprometido em fortalecer a indústria cerâmica na Paraíba, contribuindo para o crescimento econômico e social da região.
A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB parabeniza o empresário pela homenagem e reconhece o papel que desempenha na economia local, gerando empregos e contribuindo significativamente para o ICMS do estado.
Texto/Colaboração | Igor Batista