
A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) conquistou a aprovação de mais um projeto junto ao Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), que vai beneficiar empresas do setor de mineração. Desenvolvido através de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, a sua missão é aumentar a produtividade, a qualidade dos produtos e a competitividade das empresas industriais.
De acordo com a FIEPB a aprovação ocorreu por meio da terceira chamada do Procompi, que atua para promover a cooperação entre micro e pequenas indústrias brasileiras. O objetivo é superar desafios e estimular a inovação, produtividade e o crescimento em um contexto cada vez mais digital e sustentável.
Uma vez aprovado o projeto, as consultorias para as empresas paraibanas do setor de mineração terão como foco o aprendizado e a competência. Dessa forma, será possível fortalecer a competitividade e a sustentabilidade das micro e pequenas indústrias que fazem parte desse setor.
“O Procompi tem se consolidado nacionalmente como uma importante ferramenta para estimular a sustentabilidade e a competitividade das micro e pequenas empresas industriais. Dessa forma, com a aprovação desse novo projeto conquistada pela FIEPB, os empresários do setor de mineração terão uma excelente oportunidade para adquirirem novos conhecimentos através das consultorias e, assim, impulsionarem ainda mais os seus negócios”, enfatizou o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira.
Ainda destacando a importância do Procompi, o presidente da FIEPB também pontuou que, na chamada anterior do programa, a instituição conseguiu aprovar outros cinco projetos, que estão beneficiando setores importantes para o estado, como calçados, têxtil e bebidas.
“Esses projetos reforçam e beneficiam a diversidade do nosso parque industrial paraibano, além de demonstrar a capacidade que o Procompi tem de atender necessidades específicas das micro e pequenas empresas de cada segmento”, acrescentou o presidente.
Paraíba Mineral
Considerando a importância do setor de mineração para o estado, a FIEPB abre as portas de sua sede, em Campina Grande, para a realização do I Paraíba Mineral (PBMin). A programação, que será realizada nos dias 3 e 4 de abril, contará com palestras, painéis e debates, que irão enfatizar o rico potencial mineral do estado.
Entre os palestrantes já confirmados para o I PBMin, está o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Henrique Moreira, que atendeu a convite do presidente Cassiano Pereira durante agenda em Brasília. Além disso, a programação do evento também vai contar com outros especialistas, que irão apresentar a empresários, profissionais da área e representantes dos setores público e privado as oportunidades e desafios que permeiam o setor mineral na Paraíba.
Texto/ Colaboração | Déborah Souza