O SESI está sempre em busca de ações para aprimorar a prática dos seus mais de 12 mil professores em sala de aula
O Serviço Social da Indústria (SESI) está sempre em busca de ações para aprimorar a prática dos seus mais de 12 mil professores em sala de aula. Pensando nisso, a Agência de Notícias da Indústria elaborou uma lista com cinco projetos que você não pode deixar de participar. Confira!
1- Ped Brasil
Já conhece o PED Brasil? O Programa de Especialização Docente é um curso de pós-graduação lato sensu que forma professores da educação básica para ensino de Matemática ou Ciências da Natureza. O propósito é promover práticas de excelência equitativas dentro da sala de aula, baseada na experiência de Stanford, considerada a melhor universidade do mundo em formação de professores, segundo o Times Higher Education.
Entenda! SESI lança pós-graduação para docentes desenvolvida pela Universidade de Stanford
Neste ano, a turma piloto participa da formação de multiplicadores. São 60 professores dos departamentos regionais da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe, que serão os primeiros formadores dessa metodologia. A pós-graduação vai estar disponível nos demais estados a partir do segundo semestre de 2023.
Leia mais! Professores do SESI participam da etapa presencial da pós-graduação desenvolvida por Stanford
Fique atento às divulgações do seu regional e se inscreva!
2- English for all
Realizado em parceria com a embaixada americana, o English for all tem como objetivo qualificar professores de língua inglesa, em princípio, para que eles aprimorem a atuação docente em metodologias ativas de aprendizagem, pratiquem o idioma e, ao mesmo tempo, aprofundem seus conhecimentos sobre o Ensino de Inglês como Segunda Língua (TESOL).
O projeto piloto já está sendo realizado com 54 docentes de língua inglesa que, em 2023, vão ser os formadores dessa metodologia e ofertar o curso aos demais professores de língua inglesa da rede SESI. A iniciativa poderá se estender aos docentes de linguagens e a todos interessados das redes públicas e privadas de ensino.
Para não perder as inscrições para as turmas que serão abertas em 2023, acompanhe as redes sociais do SESI e a Agência de Notícias da Indústria!
3- Material didático colaborativo
Professor, no SESI você pode avaliar e dar sugestões no material usado em sala de aula. Além de aprimorar o formato e conteúdo, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), você se torna protagonista na consolidação do Sistema Estruturado de Ensino autoral da rede SESI.
Em 2021, mais de 1,2 mil professores participaram da plataforma colaborativa, o que contabilizou cerca de 34,8 mil contribuições de docentes das escolas SESI, tanto da educação básica regular quanto da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Leia! Material didático do SESI recebe mais de 34 mil contribuições de professores
4- Cursos para o Novo Ensino Médio
Com as grandes transformações implementadas com o Novo Ensino Médio, alunos e docentes estão em processo de adaptação das metodologias, que são uma nova forma de aprender e de ensinar.
Confira! Os desafios do Novo Ensino Médio
Professor, na Unindústria, você tem acesso a 15 cursos autoinstrucionais e em formato EAD. Todos apoiam a identificação de diferentes maneiras de lidar com o material didático em sala de aula, contribuindo assim para a atuação no Novo Ensino Médio da rede SESI.
Os cursos estão com as inscrições abertas e podem ser realizados até 15 de dezembro. Não perca!
5- Cursos do Sistema Estruturado de Ensino
Quer entender mais sobre o Sistema Estruturado de Ensino? Em parceria com a Unindústria, o Centro SESI de Formação em Educação preparou uma série de 21 cursos sobre o Sistema Estruturado de Ensino. Você vai conhecer mais sobre as metodologias e os pilares da rede SESI e poderá se planejar e usar tecnologias em sala de aula.
As inscrições estão abertas e o curso se estende até 15 de dezembro. Confira!