Compartilhar

CNI

Profissionais de Transporte e Logística na disputa por uma vaga na WorldSkills Brasil 2025

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 12 de setembro de 2025

A maior competição de educação profissional do país evidencia como o setor se prepara para atender à crescente demanda por pessoal qualificado


Responsável por conectar pessoas, bens e serviços, o setor de Transporte e Logística passa por um processo de modernização que exige profissionais cada vez mais qualificados. Até 2027, o Brasil precisa qualificar e requalificar mais de 3,3 milhões de profissionais para o setor. É a maior demanda por formação do Mapa do Trabalho Industrial.

Na WorldSkills Brasil 2025, os melhores jovens profissionais de Tecnologias de Transporte e Logística demonstram, na prática, as atividades do setor com as técnicas mais atualizadas do mercado. Realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a maior competição de educação profissional do país reunirá competidores de 17 a 24 anos. Os vencedores da etapa nacional vão integrar a delegação brasileira que vai disputar a edição mundial, em 2026, na China.

Este ano, a competição envolve cinco ocupações. Na Funilaria Automotiva, os participantes restauram a estrutura e a lataria de veículos após colisões. A Pintura Automotiva complementa esse trabalho, com foco em precisão, qualidade e correspondência de cores.

Na Tecnologia Automotiva, os jovens realizam serviços de manutenção, diagnóstico e reparo em carros de passeio, como falhas no sistema elétrico ou na suspensão. Já a Tecnologia de Veículos Pesados envolve caminhões, ônibus e máquinas de grande porte, que reúnem sistemas mecânicos robustos e tecnologia embarcada de última geração.

Além da reparação automotiva, a competição destaca também a Logística & Envios Internacionais, ocupação voltada ao gerenciamento do transporte de mercadorias entre países, considerando diferentes modais e normas globais.

A inclusão dessas ocupações na WorldSkills Brasil reforça a conexão entre a competição e as demandas reais do setor, que precisará de milhões de profissionais qualificados nos próximos anos.

Sobre a WorldSkills Brasil 2025 

A maior competição de educação profissional do país reúne estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes de todo o Brasil, na preparação para a etapa internacional, que será realizada em 2026, em Xangai, na China. 

A disputa começou com as provas online, que aconteceram entre os dias 25 e 29 de agosto. Depois, seguem as etapas presenciais em três estados brasileiros: 

  • De 1º a 5 de setembro, São Paulo sediou as provas de Mecatrônica, Tornearia e Fresagem a CNC, Tecnologias de Energia Verde, entre outras; além das unidades do SENAI, este ano as empresas Romi, Festo e Saint-Gobain Brasil também sediaram as seletivas no estado.
  • De 8 a 12 de setembro, as escolas do SENAI de Minas Gerais recebem os desafios técnicos de áreas como Indústria 4.0, Carpintaria, Construção de Espaços Verdes e Panificação.
  • De 24 a 28 de setembro, o encerramento será em Brasília (DF), com provas de Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, Construção Digital, Arte Digital 3D para Jogos, Design Gráfico, Robótica Móvel, Refrigeração, Segurança Cibernética e outras ocupações, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

Ao todo, os jovens competem em 46 ocupações e os vencedores vão integrar a delegação brasileira que representará o país na etapa mundial da WorldSkills, na China. Atualmente, a competição reúne 89 países, e o Brasil figura entre os 3 primeiros no ranking mundial, considerando as últimas quatro edições. 

Sobre o SENAI

Referência nacional em educação profissional e inovação tecnológica, o SENAI já qualificou mais de 92 milhões de trabalhadores desde a fundação, em 1942. Presente em todos os estados brasileiros, a instituição oferece cursos técnicos, de aprendizagem, graduação, pós-graduação e soluções em tecnologia para a indústria. Com mais de 3,1 milhões de matrículas anuais e uma rede de 1.024 unidades escolares, o SENAI consolida-se como um dos principais pilares do desenvolvimento industrial e da capacitação profissional no Brasil.

Outras Notícias