Compartilhar

Paraíba

Profissionais que atuam no SENAI LAB da Paraíba recebem capacitação em 3D

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 01 de setembro de 2021

Atualmente, existem três SENAI Labs funcionando nos Centros de Formação Profissional de João Pessoa e Campina Grande


O SENAI PB está capacitando os Interlocutores do SENAI LAB em Montagem e Operação de Impressora 3D. O curso iniciou em 02 de Agosto e finalizou nesta Terça-feira, dia 31. A capacitação faz parte do SENAI + Digital, no âmbito do Programa SENAI de Educação a Distância (PS-EAD) e do Programa SENAI de Padronização Educacional.

O curso envolveu conteúdos de eletricidade e eletrônica; microcontroladores; programação de Arduino; modelagem para impressão 3D; operação e manutenção da impressora 3D. Cada Estrutura SENAI LAB envolvida recebeu um kit com a estrutura da impressora e peças impressas para construção e operação do equipamento 3D SENAI Maker. Na formação dos Interlocutores também estava previsto 24h de Networking com especialistas em manufatura aditiva do Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 do SENAI MG.

A proposta é que no futuro o SENAI LAB da Paraíba ofereça capacitações tanto de forma remota como presencial. O curso permitirá que o aluno use as instalações do laboratório da instituição para construir a sua impressora com atividades mão-na-massa e ainda desenvolver competências socioemocionais e de criatividade. 

“Ações como essa fortalecem cada vez mais a missão do SENAI PB que é promover o Empreendedorismo Inovador no Estado. Capacitar nossa equipe para oferecer o que há de melhor para o mercado é fator decisivo para o desenvolvimento de expertises voltadas a atender o novo cenário do mundo globalizado”, reforçou a supervisora do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Projetos do SENAI PB, Fabiana Medeiros Hiluey.

O SENAI da Paraíba tem colaborado para a consolidação do ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado através da ampliação de laboratórios instalados em uma estrutura com equipamentos modernos, como impressoras e scanners 3D, softwares educativos e de modelagem digital.

Atualmente, existem três SENAI Labs funcionando nos Centros de Formação Profissional de João Pessoa e Campina Grande, com a proposta de ampliar o aprendizado entre os alunos da instituição.

Em 2021, pelo 4º ano consecutivo o Departamento Regional do SENAI da Paraíba foi contemplado com novos projetos do SENAI Lab. A instituição conseguiu a aprovação de duas Unidades de Desenvolvimento de Projetos, Produtos e Serviços Inovadores para os setores da construção civil, têxtil e confecção.

Mais dois Laboratórios Makers – SENAI LABs estão sendo montados, 01 no Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa, e o outro no Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, em Bayeux. Com isso, a Paraíba passará a ter cinco SENAI Lab.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101.5420. 

Outras Notícias