Programa da Corporação Interamericana de Investimento - CII

Por Syusk Amorim - Campina Grande/PB - Publicado 23 de junho de 2009

A Corporação Interamericana de Investimento surgiu com a finalidade de promover e apoiar o crescime
Nem parecia véspera de feriado. Em pleno 23 de junho, data em que se comemora o São João, o santo mais festejado no Nordeste, cerca de 50 participantes, entre empresários, pesquisadores e representantes da Confederação Nacional da Indústria – CNI - e das universidades estiveram reunidos na sala do Conselho da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP. O objetivo era conhecer o Programa da Corporação Interamericana de Investimento – CII – para micro e médias empresas.

A CII surgiu com a finalidade de promover e apoiar o crescimento do setor privado e dos mercados de capital dos países da América Latina, por meio de investimento e da inovação, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, ela atua como subsidiária do BID, que opera com capital de risco, empréstimos, garantias e fundos que tenham grande impacto no desenvolvimento tecnológico do país.

Em todo o mundo, o projeto já financiou cerca de 3,6 bilhões de dólares para 500 empresas e 635 pequenas e médias empresas. “Na prática, promovemos assistência técnica para melhorar a operação do empreendimento, além de crédito direto ou indireto, por meio de instituição financeira. O primeiro passo é a análise dos projetos, que devem ser ecologicamete corretos e seguros. Se o projeto foir viável, o apoio é total, com financiamento a longo prazo”, explicou o Gerente Geral do CII, Jacques Rogozinski, Membro do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

O encontro é uma realização da FIEP, CNI e BID, tendo a organização e articulação do SENAI/PB e UCIP. “Esperamos que a empresas da Paraíba operem mais com o BID, que não é exclusivo para instituições ou governos. O BID opera por meio de bancos particulares ou públicos e pode contribuir para o desenvolvimento da indústria paraibana, completou o Presidente da FIEP, Francisco Gadelha, Vice-presidente da CNI. Informações: 2101 – 5382, ou 2101- 5311.

Colaboração: Gabriel Alves