Compartilhar

Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade é lançado na FIEP com a participação de empresários e industriais

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 25 de setembro de 2020

Programa busca remover obstáculos à produtividade e competitividade

A Paraíba foi o 9º estado do Brasil, a sediar o lançamento do Mobiliza Brasil - Mobilização pelo Emprego e Produtividade, do Governo Federal. Representantes do setor produtivo do estado acompanharam nesta sexta-feira, 25/09, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande, o lançamento do programa.

O evento foi aberto pelo presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, e contou com a participação do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME), Carlos da Costa, o diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick Lima, de representantes da Associação Comercial e Empresarial, e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande, além da Secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Rosália Lucas.

“Aqui na FIEP a gente sempre protagonizou grandes eventos, que alavancaram o desenvolvimento da Paraíba, como a fundação da SUDENE, o Banco do Nordeste também, a Transposição do Rio São Francisco que foi um esforço muito grande da FIEP, quando tudo parecia fenecer, nós ressurgíamos com toda vitalidade, e esforço levando milhares de pessoas para ruas, e assim tantos outros, como a luta pelo Calado de Cabedelo, e o Gasoduto para Campina Grande e o Litoral Norte da Paraíba, sempre fazendo grandes esforços para que o Brasil crescesse mais rápido e o Brasil também. E a vinda do Secretário Carlos da Costa à FIEP hoje, é uma imensa alegria, e percebemos que assim como o Auxílio Emergencial que foi essencial para a Economia do nosso país, ele vem nos apresentar estratégias, para a geração de emprego, o aumento de produtividade, e a competitividade e é isso que interessa à Indústria Brasileira. Tenho certeza que todos os paraibanos estão felizes com a sua presença em nosso estado, porque o senhor vem sustentando uma batalha, tem se dedicado para que consigamos transformar o Brasil, de uma vez por toda, num país inserido no contexto das nações desenvolvidas”, disse o presidente da FIEP.

Durante o evento, o Secretário Carlos da Costa, fez uma apresentação das ações que a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade vem realizando para manter a recuperação econômica do Brasil, entre elas o lançamento do Programa Mobiliza Brasil.

“Hoje eu vou falar sobre uma grande mobilização que nós acreditamos que seja essencial para recuperarmos o nosso país, a nossa capacidade de criar emprego e renda para os brasileiros. E essa mobilização tem como principal objetivo retirar as dificuldades que existem hoje para se fazer negócios no Brasil, e apoiar somente naqueles casos em que faça sentido o governo ter uma participação significativa, com, por exemplo, qualificação, apoio a startups, mercado de crédito com regulamentações adequadas, e assim por diante”, explicou Carlos da Costa

Na ocasião, ele falou sobre a mobilização que já passou por estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo e Ceará.

“Essa mobilização é muito importante por várias razões, primeiro porque o que nós fazemos em Brasília é só parte do que precisa ser feito, há uma agenda enorme de estados, de municípios e da própria comunidade empresarial para que avancemos na agenda de produtividade, e isso não será feito em Brasília, o que nós podemos fazer é apoiar, compartilhar experiências, mas essa é uma tarefa das comunidades locais, nos acreditamos em menos Brasília e mais Brasil. É tanto que eu venho aqui apoiar, manifestar o nosso apoio para as atividades de vocês, para corrigir as distorções e dá um novo rumo ao nosso país, um Brasil mais leve, e também para apresentar a Agenda que estamos desenvolvendo lá em Brasília, e queremos ouvi-los para que continuemos fazendo aquilo que mais faz sentido para vocês, e para saber quais são as necessidades do setor produtivo”, afirmou.

O programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade tem como objetivo disseminar iniciativas e programas para a remoção de obstáculos à produtividade e à competitividade, engajando atores locais para a plena implementação de melhores práticas.

Lançado em maio junto com uma ferramenta aberta à população, o programa ajuda a identificar os principais obstáculos aos pequenos negócios e ainda serve como um canal para sugestões de melhorias que tenham impacto nas atividades das micros e pequenas empresas – o web aplicativo Mobiliza Brasil, está disponível na Apple Store, no Google Play e também na web.

Conheça as quatro medidas do Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade para melhorar o ambiente de negócios:

Redução do Custo Brasil – Diminuir os custos do país, oriundos de entraves causados pela complexidade do ambiente de negócios brasileiros, o que torna o Brasil menos competitivo no cenário internacional.

Concorrência para prosperidade – Contribuir para o aumento da concorrência em diversos setores do país, redução da barreira de entrada no mercado e eliminação de barreiras regulatórias para ampliação da oferta de serviços.

Grande desregulamentação – Implementar iniciativas de boas práticas regulatórias para melhorar o ambiente de negócios, a competitividade e a participação do Brasil no comércio internacional.

Programas regionais e setoriais – Desenvolver projetos que contribuam para tornar o país mais eficiente, competitivo e produtivo por meio de propostas regionais e setoriais específicas. Para a região Nordeste do país será realizado estudo de potencial econômico e impulsionamento de cadeias produtivas locais.

Confira as ações para o Brasil do Amanhã:

Brasil 4.0 – Modernização da economia, aumento da produtividade e competitividade das micro, pequenas e médias empresas, o aperfeiçoamento e facilitação do ambiente normativo para alavancar o ecossistema de startups, além de ampliar o alcance de um sistema de propriedade intelectual mais efetivo.

Investimentos em infraestrutura – Liberalização do setor para atração de investimento privado nos setores de saneamento básico, ferrovias e telecomunicações para massificação de banda larga de internet e adoção do 5G.

Prospera MPES – Aumento da produtividade das MPEs brasileiras por meio da promoção do tratamento diferenciado a ser dispensado às microempresas, da instituição de um Marco Legal do Reempreendedorismo e da democratização de acesso ao crédito.

Emprega Mais – Qualificação profissional dos trabalhadores brasileiros, melhoria da intermediação para recolocação de mão de obra no mercado de trabalho, aumento da efetividade da aprendizagem profissional dos jovens por meio da implantação de plataformas digitais de aprendizagem e transformação digital do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), em parceria com os governos estaduais e o Sebrae, passará por todas as Unidades da Federação, para mobilizar governos locais e representantes do setor produtivo na direção de aprovar políticas públicas que possam simplificar a vida de quem produz e gerar mais emprego e renda.

Outras Notícias