Um projeto desenvolvido na Escola SESI Prata, em Campina Grande, que busca avaliar os efeitos nutricionais do bolo de caneca enriquecido pela farinha produzida a partir das cascas de legumes, foi premiado na INFOMATRIX Brasil, evento realizado de 23 a 26 de Setembro, no formato virtual, contando com a participação de estudantes de toda América Latina.
O Projeto Análise Sensorial do Bolo de Caneca enriquecido com Farinha Produzida a partir de Cascas de Legumes, concorreu na categoria Divulgação Científica, e recebeu menção honrosa na premiação Organização Infomatrix BR. O trabalho desenvolvido pelas alunas Eloísa Pereira Torres, e Maria Eduarda Nunes dos Santos, sob a orientação do professor, Eduardo Adelino Ferreira recebeu como prêmio uma coletânea de livros científicos.
A cerimônia de encerramento e premiação ocorreu no dia 26 de setembro, e foi transmitida diretamente de Los Angeles – EUA, via YouTube.
O INFORMATRIX Brasil é organizado pela Sociedad Latinoamericana de Ciencia y Tecnología Aplicada A.C. (SOLACYT), com o apoio da International Informatics Project Competition (INFOMATRIX) e a Organização Iberoamericana de Ciências.
Sobre o Projeto
O Projeto Análise Sensorial do Bolo de Caneca enriquecido com Farinha Produzida a partir de Cascas de Legumes busca produzir e avaliar por meio de um teste sensorial o bolo de caneca enriquecido pela farinha produzida a partir das cascas de legumes.
Durante o desenvolvimento do trabalho foram comparados os aspectos como textura, sabor, aroma e cor de cinco formulações com diferentes teores de farinha de cascas e legumes em substituição a farinha de trigo. O teste sensorial revelou dados estatísticos importantes para fundamentar a proposta de utilização integral dos alimentos em misturas multinutricionais como a farinha, base para várias receitas.