Compartilhar

Paraíba

Projeto desenvolvido pelo SENAI que trabalha com logística reversa atrai interesse de empresa de fomento de inovação educacional

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de dezembro de 2021

O aplicativo gera renda através de anúncios, e cobrança de taxa das cooperativas que vão receber resíduos


Um projeto desenvolvido no SENAI Distrito Industrial, em João Pessoa que tem uma proposta ecológica visando a conscientização das pessoas em relação à reciclagem, conectando cidadãos à catadores a partir de uma plataforma, despertou o interesse de representantes da Leonora Ventures, que é a segunda maior distribuidora de produtos de papelaria do Brasil.

Na tarde desta sexta-feira, 17/12, foi realizada uma reunião virtual que contou com a participação de representantes do SENAI PB, como Thiego Brandão, que é supervisor de Estratégias Educacionais da instituição, Ester Barbosa, Interlocutora do Inova SENAI, Instrutores, alunos e o analista de Inovação da Leonora Ventures, Bruno Bicca.

Na ocasião, o analista de Inovação da empresa, teve a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto Conexão Catador-Cidadão, desenvolvido pela aluna do SENAI da capital, Alice Maria Bezerra, em parceria com os instrutores, Elisângela Andrade, da área de Gestão e José Carlos, da área de Gráfica.

“Acredito que ajudar os projetos a saírem do papel e se conectarem com o mercado é extremamente importante para os alunos, e a Leonora Ventures tem o prazer de ajudar esses futuros empreendedores com os seus desafios, para que eles possam crescer e desenvolver suas Startups, assim, ajudando e fortalecendo a inovação e a tecnologia no nosso país”, disse Bruno Bicca.

Alice Maria, aluna responsável pelo desenvolvimento do projeto falou sobre a importância do apoio da Leonora Ventures para a consolidação do Conexão Catador – Cidadão.

“O encontro de propósitos que tivemos com a Leonora Ventures será fundamental para que possamos de fato colocar em prática os planos que estão expostos no nosso road map, com a orientação correta para conseguirmos ultrapassar os desafios vigentes desenvolvendo assim a startup da melhor maneira possível, para que dessa forma possamos nos conectar ao mercado o quanto antes, e assim nos tornemos referência na área de logística reversa, impulsionando a tecnologia e inovação em nosso país”, afirmou.

A ideia do aplicativo conexão cidadão-catador é incentivar e facilitar a coleta seletiva , por meio de uma aplicação onde os produtores de lixo  se cadastram na plataforma que gera um mapa da oferta de material reciclável que se conecta a rota das cooperativas de catadores - algo como o que acontece com o uber flash ou o uber eats -melhorando a produtividade de tais instituições e consequentemente aumenta a renda dos catadores, impulsiona estratégias de reutilização, recuperação e reciclagem.

O aplicativo gera renda através de anúncios, e cobrança de taxa das cooperativas que vão receber resíduos. E as empresas parceiras receberão em troca, os descontos pelos créditos verdes e o marketing sustentável, além da visibilidade por estarem vinculadas ao app.

Outras Notícias