A Confederação Nacional da Indústria (CNI) prorrogou as inscrições para o Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024, que vai reconhecer as federações e sindicatos empresariais que se destacaram na promoção e fortalecimento do sistema sindical da indústria. O novo prazo para participar é 19 de julho.
Os interessados podem se candidatar em uma das seguintes categorias:
- Federação: para ações/projetos desenvolvidos pelas Federações das Indústrias de todo o país com o objetivo de promover o fortalecimento sindical e o associativismo.
- Sindicato: para ações/projetos desenvolvidos pelos Sindicatos com o objetivo de promover o fortalecimento sindical e o associativismo.
Para se inscrever, é preciso preencher um formulário que foi disponibilizado às federações das indústrias de cada estado. As informações completas sobre o edital e as inscrições podem ser obtidas junto à área sindical dessas entidades.
Avaliação e premiação
Como critério de avaliação, serão analisados resultados alcançados, que podem ser quantitativos ou qualitativos; o impacto para o setor de representação (exposição do retorno institucional para entidade e o setor de representação, assim como potenciais impactos sobre a competividade do setor); inovação, ou seja, diferenciais da ação/projeto considerando sua aplicação ao cenário sindical; e a replicabilidade da ação/projeto por outras federações ou sindicatos.
A pontuação vai de 1 a 6 pontos para cada item, e os projetos vencedores serão aqueles com maior pontuação no somatório final das notas atribuídas pela banca examinadora.
Serão premiadas as entidades – uma de cada categoria - que se classificarem em 1º, 2º e 3º lugares. Além da premiação, os vencedores receberão uma placa de reconhecimento e poderão ter suas ações divulgadas nos canais de comunicação e redes sociais da CNI.
O resultado do Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024 será divulgado durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), realizado pela CNI no final do ano.
Programa Excelência Sindical promove o associativismo
O prêmio faz parte do Programa Excelência Sindical, uma ação estratégica da CNI, em parceria com as federações de indústria de todo o país, que visa valorizar, ampliar e fortalecer a representatividade do setor.
Para isso, contempla três eixos. O primeiro deles é a Rede Sindical, com ações de mobilização e relacionamento, com foco na disseminação de experiências e boas práticas relacionadas ao associativismo no setor industrial. O segundo eixo, capacitações, é voltado para disseminar conhecimento, atrair associados, fortalecer e promover o sistema de representação da indústria. Para isso, são previstas atividades como ciclo de palestras, mesas redondas e lives, entre outas ações. E o terceiro eixo é o Prêmio Excelência Sindical.