Compartilhar

CNI

Quando a pandemia passar: monte um roteiro gastronômico com a ajuda das indicações geográficas

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 03 de março de 2021

Relembre as indicações geográficas brasileiras

Se tem uma coisa que brasileiro gosta de fazer é viajar. Mas, nesse momento em que a pandemia se agravou no país, se não dá para fazer as malas, dá para planejar. 

As indicações geográficas são um ótimo ponto de partida para quem está pensando em montar um roteiro gastronômico, unindo turismo às delícias do nosso país. 

Confira a lista de IGs relacionadas ao mundo da gastronomia, por região. Vem conhecer o Brasil que a Gente Produz!

1. Começemos pelo Norte 

A maior região brasileira é terra natal dois queridinhos: cacau e guaraná. Na leva de doçuras, também produz belos abacaxis. Menção honrosa para a tradição em farinha de mandioca

Card descreve as indicações geográficas gastronômicas da região Norte do Brasil: cacau de Tomé-Açu (PA), farinha de Uarini (AM), farinha de Cruzeiro do Sul (AC), guaraná de Maués (AM) e abacaxi de Novo Remanso (AM)

2. A cajuína cristalina em Teresina 

A diversidade dos nove estados do Nordeste transborda para as diferentes IGs reconhecidas na região. O menu vai de cajuína, a lágrima nordestina consagrada no Piauí, melão, café até camarão. Ah, e se você não sabia, o vale do São Francisco produz uvas. 

Card descreve as indicações geográficas gastronômicas da região Nordeste do Brasil: cajuína (PI), cachaça de abaíra (BA), cacau (BA), café do oeste da Bahia, camarões (CE), melão (RN) e uvas de mesa (PE/BA)

3. Bem no Centro

Se quiser conhecer um pouco mais da região central brasileira, experimente o açafrão nacional, o mel distinto do Pantanal e a tradição de Maracaju na charcutaria. 

Quando a pandemia passar: monte um roteiro gastronômico com a ajuda das indicações geográficas

4. No Sudeste não se nega um café. Ou cinco

Se café é sua paixão, não tem como escapar do Sudeste, que tem o maior número de IGs para café no país. Para acompanhar, a região também produz ricos queijos. 

Card descreve as indicações geográficas gastronômicas da região Sudeste do Brasil

5. Se quiser brindar, siga em direção ao Sul 

A gente sabe que o Sul é a terra do vinho no país - apesar do surgimento de novas vinícolas em outras regiões brasileiras. O que muita gente não sabe é que a produção do Sul está maior, mais difundida pelo território, mais profissional e com vinhos cada vez melhores. Não bastasse isso, ainda tem erva-mate e doces singulares. 

Card descreve as indicações geográficas gastronômicas da região Sul do Brasil


Outras Notícias