O Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi) está com chamada aberta para a contratação de consultores para realizar cursos, palestras, consultorias e muito mais. O programa é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O cadastro vai ficar aberto até a conclusão do programa, em 2026. Para se inscrever é necessário ser pessoa jurídica, legalmente constituída no país, sediada em qualquer estado brasileiro.
Os interessados em se tornar consultores do programa podem acessar o site de cadastro do Procompi. Mais informações sobre o edital e os serviços estão disponíveis no PDF.
O edital tem como objetivo o credenciamento de pessoas jurídicas para integrar o Banco Nacional de Fornecedores Procompi, que poderão ser chamados para participar de processos de cotação de preços para prestar serviços no âmbito do programa.
Confira a lista de serviços que poderão ser demandados:
- Consultorias nas empresas, cursos, palestras, workshops, organização de missões ou participação em feiras e divulgações;
- Editoração/diagramação;
- Ferramentas/licenças online/produção de conteúdo e desenvolvimento de sistemas/aplicativos;
- Aluguel de equipamentos e estruturas para treinamento/workshops;
- Serviços de buffet, como coffee break para cursos, capacitações, reuniões de trabalho, vinculados às atividades principais do projeto; e
- Aluguel de espaço físico para realização de cursos, seminários etc.
Apenas as empresas cadastradas no banco de fornecedores do Procompi poderão participar dos processos de cotação de preços. Dependendo da demanda, a prestação do serviço poderá ser presencial ou a distância.
- Faça o credenciamento no site do Procompi! Clique aqui!
Para o serviço de consultoria e/ou instrutoria, as áreas demandadas de conhecimento são:
- Arquitetura e Engenharia;
- Associativismo e cooperativismo;
- Desenvolvimento territorial;
- Educação;
- Empreendedorismo;
- Finanças, contabilidade e serviços financeiros;
- Gestão da produção e qualidade;
- Inovação;
- Legislação aplicada aos pequenos negócios;
- Marketing e vendas;
- Negócios internacionais;
- Pessoas;
- Planejamento e gestão empresarial;
- Políticas públicas;
- Saúde e segurança no trabalho;
- Sustentabilidade;
- Tecnologia da Informação; e
- Outras.
Como ter empresas mais produtivas? Comece pelo Procompi!
O Procompi é um programa com atuação nos diferentes estados brasileiros, para beneficiar micros e pequenas empresas industriais e auxiliá-las a aumentar sua competitividade.
É por meio de projetos executados pelas federações estaduais de indústrias, em parceria com as unidades regionais do Sebrae, que grupos de micros e pequenas empresas passam a ter acesso a capacitações e consultorias especializadas para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios.
Os projetos devem envolver grupos de 15 a 30 empresas, a depender do tipo de projeto.
CNI e Sebrae renovam Procompi e vão injetar R$ 24 milhões em projetos para MPEs! Saiba mais!