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Rede SESI usa Minecraft para estimular envolvimento de alunos em época de ensino a distância

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 27 de abril de 2020

SESI criou desafio para mais de 134 mil estudantes do Ens. Fundamental

Estimular o envolvimento dos estudantes com as tarefas escolares já é uma missão desafiadora em sala de aula. Em uma realidade de ensino a distância, como a que vivemos atualmente, o desafio passa a ser ainda maior. Foi frente a esse cenário que o Serviço Social da Indústria (SESI) decidiu recorrer ao Minecraft para incentivar um envolvimento maior dos alunos na aprendizagem e ainda estimular elementos como criatividade e colaboração.

Para isso, criaram um desafio relâmpago que incentiva os mais de 134 mil estudantes do Ensino Fundamental I e II (6 a 14 anos) do SESI a criarem no Minecraft Education Edition um “mundo” antes da pandemia da covid-19 e outro depois dela. Para cumprir o desafio na plataforma de aprendizado baseada em jogos, os estudantes têm que pesquisar mais sobre os impactos da doença, e o que ela provoca de mudanças no comportamento das pessoas, dos estabelecimentos e nos serviços públicos em sua própria cidade.

O primeiro passo do SESI foi possibilitar o uso do Minecraft Education Edition pelos estudantes e docentes em suas próprias casas, pois antes a utilização ocorria em computadores nos laboratórios das escolas. A BigBrain, parceira da Microsoft na área de educação, foi quem apoiou esse processo, inclusive em relação à capacitação dos educadores para o uso do Minecraft Education Edition nas atividades e a criação do desafio.

“A vontade de trabalhar com o Minecraft surgiu com o desafio de manter os estudantes focados e interessados nas aulas, mesmo a distância, uma dificuldade que todas as escolas devem estar enfrentando nesse momento”, afirma Perla Amorim, especialista da área de educação no departamento nacional do SESI. A ideia, segundo Perla, é que todas as áreas do conhecimento sejam trabalhadas com a utilização dessa plataforma de jogo com muita criatividade.

Com o desafio “Mundo em Ação! Prevenção e Educação” no Minecraft, uma das habilidades trabalhadas é a autonomia, trazendo o aluno como protagonista tanto na busca por informações, quanto na escolha dos elementos que vai utilizar para montar o seu “mundo” antes e depois da pandemia da covid-19.

O SESI preparou um manual de instalação do Minecraft Education Edition e disponibilizou para que os estudantes o fizessem em casa, com ajuda dos pais. Além disso, o estudante faz o reconhecimento dos principais comandos e inicia um processo de pesquisa para a elaboração do seu próprio ambiente. “Pedimos a construção de uma cidade pós pandemia, como forma de o aluno pesquisar e se inteirar sobre o cenário atual, além de entender melhor sobre sua própria cidade. Tudo isso, neste primeiro momento, é feito sem a mediação do professor, portanto os estudantes completam os passos do desafio sozinhos”, complementa Perla.

A próxima etapa do “Mundo em Ação! Prevenção e Educação” é permitir uma integração maior entre estudantes e docentes enquanto eles cumprem a tarefa usando o Minecraft. Isso deve ocorrer por meio do Microsoft Teams, hub de colaboração do pacote Office 365 que também já é utilizado pelo SESI, ou com um servidor compartilhado no próprio Minecraft. A ideia é que os docentes criem um mundo base, definam atividades para seus alunos e eles, em colaboração, construam novos cenários em um mesmo ambiente de jogo.

“Os docentes são sempre incentivados a acessarem à comunidade Minecraft, com isso eles conseguem conversar com docentes do mundo inteiro e ter mais ideias de como utilizar a ferramenta dentro da sala de aula. Isso nos faz acreditar que ainda a utilizaremos em novos contextos e cenários no futuro, mesmo depois essa pandemia passar”, diz Sérgio Gotti, gerente-executivo de Educação do SESI.

Sobre o SESI

Por ser a rede de escolas vinculada à indústria, setor profundamente ligado à tecnologia, os estudantes da rede SESI precisam ter acesso ao que existe de mais moderno no mundo da educação. Afinal, serão eles os profissionais do futuro na indústria do amanhã. Por isso, ao longo da última década, o SESI buscou trazer para dentro de sala de aula o que existe de mais moderno em tecnologias de ensino.

A educação oferecida prioriza a abordagem STEAM, termo em inglês que engloba as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, que são consideradas fundamentais para o profissional do futuro. Isso é possível graças a parcerias firmadas com multinacionais, como é o caso da Microsoft. A Robótica e seus mais variados torneios também é uma iniciativa de sucesso, que têm conseguido despertar o interesse dos jovens por essas áreas, melhorando o desenvolvimento dos estudantes de forma integral.

O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma instituição aliada das empresas no esforço para melhorar a qualidade da educação e elevar a escolaridade dos brasileiros. O SESI oferece Educação Básica prioritariamente para os trabalhadores da indústria e seus dependentes, com unidades escolares distribuídas em todas as unidades da Federação, e que atendem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, além da Educação para Jovens e Adultos.

Sobre a Microsoft

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 30 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Desde 2003, a empresa investiu mais de R$ 600 milhões levando tecnologia gratuitamente para 3.191 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Entre 2011 e 2017, a Microsoft já apoiou mais de 6.200 startups no Brasil, com investimento superior a US$ 219 milhões em créditos em nuvem.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

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