Compartilhar

Reflexão sobre a Semana Santa no SESI/PB

Por Silvia Nogueira - Campina Grande/PB - Publicado 09 de abril de 2007


Aconteceu durante as comemorações da Semana Santa no SESI Academia que promoveu no próprio clube uma reflexão, sobre amor, fraternidade e união, tendo como palestrante o Padre Everaldo Calheiros da paróquia do Rosário, que na ocasião reuniu trabalhadores da indústria e da comunidade

 

As celebrações também aconteceram nas turmas de hidroginástica, com lanche, mensagens e louvores, Este evento foi uma idealização da professora Karina Passos juntamente com toda a equipe do SESI Academia.

Inicialmente, os cristãos celebravam a Páscoa em apenas um dia e ocorria a cada domingo. Mas, já no século II, eles passaram a escolher um domingo especial e, a cada ano, celebravam a Páscoa, ou seja, a Ressurreição de Cristo. Foi inevitável que fosse utilizado o período da Páscoa judaica, que ocorre no 14º dia do mês de Nisan. Considerando que Cristo ressuscitou no domingo, veio a se estabelecer que a Páscoa cristã é celebrada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera.

No século IV, algumas comunidades cristãs passaram a vivenciar a paixão, a morte e a ressurreição, o que exigia três dias de celebração, consagrados à lembrança dos últimos dias da vida terrena de Cristo. Jerusalém, por ter sido o local desses acontecimentos, é que deu início a essa tradição seguida pelas demais igrejas. Assim a sexta-feira comemora especialmente a morte de Jesus Cristo, o sábado era o dia de luto e o domingo era a festa da ressurreição.

Na medida em que os cristãos cresciam em número, necessitaram de organizar e estabelecer datas para festa da Ressurreição. Assim ocorreu uma re-significação daquela festividade, embora mantendo o seu sentido primeiro de libertação. Para os judeus, a Páscoa é a celebração da libertação da opressão a que estavam submetidos no Egito, de onde saíram sob a liderança de Moisés; para os cristãos, a Páscoa celebra a libertação da opressão do pecado, uma vez que se sentiam resgatados pelo sacrifício de Cristo.

 Colaboração: Iliana Maíra

Outras Notícias