Paraíba Indústria

Reunião entre FIEP e Cinep debate criação de Guia de Investimentos para atrair empresários ao estado

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 16 de agosto de 2022

Com dados fornecidos pela FIEP, a Cinep criará um mostruário para disponibilizar a empresários e atrair investidores para o estado da Paraíba.

Na última semana, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP sediou uma reunião com representantes da Companhia de Desenvolvimento do Estado da Paraíba - Cinep para debater uma parceria entre os dois órgãos para a criação de um guia de investimentos do estado. Com dados fornecidos pela federação, a companhia criará um mostruário para disponibilizar a empresários e atrair indústrias investidoras para a Paraíba, promovendo o desenvolvimento econômico da região.

Durante a reunião, foi levantado a importância da interiorização de indústrias na Paraíba, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento econômico além da área litorânea, como a exemplo das indústrias de energias renováveis, de bioeconomia e biotecnologia no sertão do estado. A ideia é trazer para a Paraíba um cenário comercial de expansão industrial para todas as regiões geográficas intermediárias e imediatas.

A meta inicial é estudar detalhadamente os principais setores industriais paraibanos, como construção civil, têxtil, calçadista e também o setor alimentício e de destilados. Através das estatísticas, as projeções irão auxiliar o direcionamento de indústrias que desejam investir no estado trazendo informações de mão de obra através de capacitações pelo SENAI, além de promover um mapeamento para a interlocução entre as empresas.

A gerente de Departamento em Atração de Investimentos e Relações Internacionais da Cinep, Maria Eduarda Câmara, destacou a importância da FIEP para esse processo de desenvolvimento industrial através da parceria. “Precisamos discutir sobre o desenvolvimento regional, então é necessário essa articulação de questões sociais, setores econômicos, qualificação de mão de obra, além de entender quais são as locações industriais do estado. Por isso, a parceria com a FIEP é importantíssima visto que é uma instituição que vem trabalhando a muito tempo para o desenvolvimento da Paraíba”, ressaltou.

Texto/Colaboração: Laura Almeida