Sacolas Ecologicamente corretas já são realidade

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 13 de junho de 2008

Na Panificadora Campinense, no Centro de Campina Grande, na Paraíba, a freguesia já leva os pães em sacolas ecológicas. Algumas das 300 panificadoras da cidade também aderiram a onda verde. Nesses estabelecimentos, ninguém sai sem uma sacolinha na mão. Mudança aprovada pelos consumidores, que sempre usaram sacolas plásticas para levar o pão. “Econômico tanto para nós, consumidores, quanto para o próprio empresário que gasta menos, quando substitui as sacolas plásticas pela sacola ecológica que, por sua vez, é reaproveitável”, disse o comerciante autônomo, Lenildo José.

O segredo está na fabricação. A sacola ecológica é feita utilizando-se do algodão, uma matéria-prima mais sensível ao calor, à luz e à umidade, acelerando o processo de decomposição. O resultado vai aparecer nos lixões e aterros sanitários, porque as sacolinhas convencionais (plástico) demoram até 400 anos para se decompor. As biodegradáveis, segundo os fabricantes, desaparecem da natureza em apenas um ano e meio. É menos sujeira e mais espaço nos aterros. “Este é um trabalho conjunto com o Ministério Público, desde 2006. Temíamos, à princípio, a rejeição tanto de empresários, quanto de consumidores. Mas, aconteceu o contrário. Todos aceitaram a iniciativa e o meio ambiente agradece”, garantiu Ednaldo Feitoza, representante da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza – APAN.

O lançamento da sacola ecologicamente correta aconteceu no dia 13 de junho. Marcos Rogério, empresário do ramo, distribuiu gratuitamente em sua panificadora, cerca de mil sacolas ecológicas. “Sugerimos, ao consumidor, embalar o pão em sacos de papel e, em seguida, colocá-lo na sacolinha. Outros produtos poderão ter o contato direto com a sacola”, completou.

De acordo com a Associação dos Panificadores do Estado da Paraíba, hoje com cerca de 80 associados, a produção das sacolas ecologicamente corretas acontecerá por meio de parceria com os moinhos. “A idéia, após a distribuição gratuita, vendermos o produto ao preço de custo, o equivalente a R$ 2,20”, falou o presidente da Associação, Afonso Luís de Melo.

O Sindicato de Panificação do Estado da Paraíba - SINDPAN, também apóia a realização da campanha. “Acreditamos que podemos fazer algo pela natureza”, afirmou Edvaldo Sousa, Presidente do Sindicato.

E, ao que parece, consciência ecológica não será exclusividade das panificadoras. “O próximo passo será alcançar o Sindicato dos Supermercados para aderirem a idéia”, confirmou o promotor Eulâmpio Duarte, Curador do Meio Ambiente.

Fotografias: Syusk Santos