Compartilhar

CNI

Seminário Internacional SESI de Educação aborda como o pensamento computacional pode revolucionar o ensino

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 23 de maio de 2022

Parte da programação do Festival de Robótica, evento ocorre na quinta-feira à tarde no Pavilhão da Bienal em São Paulo, com a participação de educadores e especialistas renomados


Como o pensamento computacional e a logística contribuem para uma educação inovadora? Para responder a essa pergunta e possibilitar aos educadores identificar e captar tendências que acontecem fora dos muros das escolas e trazê-las para as aulas, projetos, atividades e discussões, o Serviço Social da Indústria (SESI) realiza o Seminário Internacional SESI de Educação.

O evento ocorre na quinta-feira (26), das 14h às 18h, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, com a participação de renomados especialistas, como o dinamarquês Peter Kronstrom, do Instituto de Copenhagen de Estudos Futuros. Também participam Karen Santos, CEO da UX para Minas Pretas; Lee Magpili, designer da LEGO; Jean Carlo Klaumann, CEO da Neogrid; e Rodrigo Azevedo Neves, diretor de Logistics and Customer Care Latam da Rockwell.

O Seminário antecede e é parte da programação do Festival SESI de Robótica, que também ocorre na Bienal entre os dias 27 e 29. Os debates giram em torno do tema das competições, que, neste ano, é logística. Os palestrantes de empresas líderes do segmento de automação e de software vão compartilhar experiências bem-sucedidas, que podem inspirar os gestores escolares.

Evolução educacional é urgente

O diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, destaca que a educação precisa acompanhar as transformações, já em andamento, de um mundo super conectado – como o setor produtivo tem feito. Nesse contexto, o pensamento computacional é ferramenta essencial. 


“Precisamos refletir e ter a percepção de que a transformação da educação é urgente. Temos um desafio de formar pessoas capazes de identificar problemas e propor soluções inovadoras e criativas. O ambiente escolar também tem que estimular a convivência na diversidade de pontos de vista e visões de mundo”, alerta Lucchesi.


Com o pensamento computacional, tanto o educador quanto o estudante é capaz de entender um problema no macro, enxergar as pequenas partes que o compõem e saber selecionar a parte por onde começar a resolver as questões complexas. Para isso, ele deve coletar e analisar dados de forma organizada, definir os passos para resolver o problema e automatizar as tarefas repetitivas.

Seminário Internacional SESI de Educação 

Pensamento computacional – Aprendendo na escola a resolver questões complexas do trabalho
Quinta-feira (26) das 14h às 18h
Pavilhão da Bienal de São Paulo
Inscrições gratuitas pelo site

14h - Abertura com Rafael Lucchesi
Tema: Pensamento Computacional e a BNCC

14h20 - Keynote com Peter Kronstrom, Head do Instituto de Copenhagen de Estudos Futuros 
Tema: Ações e pensamentos para o presente e o futuro

15h30 - Painel com Rodrigo Azevedo Neves, diretor de Logistics and Customer Care Latam da Rockwell; Jean Carlo Klaumann, CEO da Neogrid; Lee Magpili, designer da LEGO; e Pilar Lacerda, pesquisadora associada da DGPE/FGV RJ
Tema: O pensamento computacional como solução para problemas reais

17h15 - Encerramento com Karen Santos, CEO da UX para Minas Pretas
Tema: Pensamento Computacional na formação e trabalho

Sim, nós somos multimídia!

Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

Outras Notícias