Nesta terça-feira, dia 04 de outubro, às 19h30 será aberto no auditório da FIEP, em Campina Grande a 8ª Edição do Seminário Nacional de APLS de Base Mineral e do V Encontro da Rede Brasileira de Informação em Arranjos Produtivos Locais de Base mineral – RedeAPLmineral. Essa edição tem como tema “Associativismo e Cooperativismo: desafios para o alcance da sustentabilidade dos APLs de Base mineral”.
O evento será realizado até o dia 07/10, onde serão discutidos temas como “Políticas públicas de apoio aos APLs de base mineral: associativismo e cooperativismo”, “Associativismo e cooperativismo como instrumento de gestão sustentável para a mineração em pequena e média escala organizadaem APLs”, “Formalização,saúde e segurança para o desenvolvimentosustentável dos APLs de Base Mineral”, “Licenciamento e Gestão Ambiental em APLs de Base Mineral”, “Extensionismo Tecnológico e Inovação como fator de competitividade dos APLs de Base Mineral”, “Associativismo e Cooperativismo: Desafios para a Comercialização e o Acesso a Recursos Financeiros em APLs de Base Mineral”.
Encerrando a programação na sexta-feira, umavisita técnica ao projeto de aproveitamento de quartzito nas cidades de Junco do Seridó e Várzea, e a área minerada de Ouro Velho e a unidade de beneficiamento de quartzito da COOPERJUNCO, e a área minerada na Fazenda Nova da COOPVÁRZEA.
O objetivo do evento é discutir o desenvolvimento de esforços e ações integradas para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais, com incentivo ao associativismo e cooperativismo. Numa realização conjunta, o Seminário integrará um ciclo de eventos anuais que reúnem informações do setor mineral e experiências brasileiras dos Arranjos Produtivos Locais, promovidos em parcerias com o setor público e privado.
Nas edições anteriores, temas importantes como "Extensionismo Mineral", "Políticas públicas para APLs", "Eficiência Produtiva com Inclusão Socioambiental", "Gestão e Desenvolvimento Sustentável" e "Eficiência Energética e Sustentabilidade" foram abordados, com vistas sempre a discutir e divulgar alternativas e informações das melhores práticas na cadeia produtiva do setor mineral organizado em Arranjo Produtivo de base mineral – APL.