O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estará na 44ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), de 10 a 12 de março, em Novo Hamburgo (RS). Além da Fábrica Conceito, que terá a participação de 56 alunos do curso de Aprendizagem Confeccionador de Calçados, do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Calçado e Logística Industrial, de Novo Hamburgo, haverá um espaço para apresentar as novidades dos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia.
Uma das novidade é o Programa de Proficiência em Substâncias Restritas (PPSR), para melhorar a competitividade da cadeia de calçados para exportação, com apoio da Assintecal, CICB e Abicalçados. O programa, lançado recentemente, é para promover e comprovar a conformidade dos materiais quanto aos limites de substâncias restritas da legislação e normas nacionais e internacionais. O PPSR também viabiliza o processo de análise dos insumos utilizados pela indústria calçadista com custos reduzidos. O Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, em Estância Velha, responsável pelo PPSR, vai apresentar o programa em palestras durante a feira e terá um espaço para divulgação no estande.
O Insituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica também estará no evento mostrando a Deep Digital Manufacturing, e o IST do Calçado e Logística, o Footscanner. No espaço de educação haverá a apresentação do Inova SENAI, das Unidades Móveis e dos cursos técnicos.
A programação de palestras inclui também a transformação digital do curtume, a Indústria 4.0, Kind Leather: Ajudando a construir o futuro do couro, Lean Manufacturing: Eficiência para competitividade, Desenvolvimento de coleção – Exclusividade Atemporal e Alternativa para uma Produção mais limpa no Processo de Ribeira.
Na Fábrica Conceito, os alunos vão viver na prática o funcionamento de uma indústria calçadista. Eles serão responsáveis pela montagem e acabamento de nove modelos. Todo o processo do produto foi realizado pelos profissionais e mais de cem alunos do SENAI/RS.
Além do Instituto SENAI de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial, responsável pela maior parte dos processos, participam o IST em Couro e Meio Ambiente, que realizou a etapa de desenvolvimento técnico do modelo; o Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, de São Leopoldo, que desenvolveu as matrizes de solado, e o Instituto de Inovação em Engenharia de Polímeros, que produziu o solado. Esta é a quinta vez que o SENAI/RS participa da Fábrica Conceito.