Compartilhar

CNI

SENAI Cetiqt lança portal para impulsionar a bioeconomia brasileira

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 11 de novembro de 2021

Divulgação acontecerá durante evento internacional Green Rio, na Marina da Glória


O evento acontecerá em formato híbrido no próximo dia 25 de novembro.

No próximo dia 25 de novembro, o SENAI Cetiqt Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil lançará, durante o Green Rio/ Green Latin America 2021, seu Portal de Bioeconomia. O evento, que acontecerá em formato híbrido, reunirá palestrantes do Brasil, internacionais e feira com produtos da bioeconomia, orgânicos, cosméticos sustentáveis e alimentação saudável durante sua 9ª edição.

O objetivo do Portal é ser o ponto de encontro, de disseminação e de realização de negócios de forma a incrementar a bioeconomia no país. O evento terá início às 10h do dia 25 e terá edições nos dias 26 e 27, com transmissão no YouTube do SENAI Cetoqt. Inscrições pelo site do Green Rio

Nas próximas duas décadas a bioeconomia pode somar até U$ 53 Bi ao PIB e 217 mil postos de trabalho. Investimentos e ações coordenadas se fazem necessários para alavancar o crescimento do setor. De acordo com Victória Santos, Coordenadora de Inteligência Competitiva do SENAI Cetiqt em diálogo com representantes atuantes na bioeconomia do país, o SENAI Cetiqt está desenvolvendo o Portal de Bioeconomia.


"O site será um espaço colaborativo e gratuito para dar visibilidade às iniciativas do país e promover conexões, um local para a difusão de conhecimento, incluindo publicações nacionais e internacionais, oportunidades de fomentos, além de facilitar o intercâmbio de ideias e oportunidades entre os stakeholders, desenvolvimento de produtos/processos/tecnologias, geração de empregos, consolidação da indústria de base biológica a nível nacional e posicionamento estratégico do SENAI Cetiqt como um membro ativo no ecossistema de inovação nacional”, segundo Victória Santos.


O que é a Bioeconomia?

De acordo com o Portal da Indústria, bioeconomia é a ciência que estuda os sistemas biológicos e recursos naturais aliados à utilização de novas tecnologias com propósitos de criar produtos e serviços mais sustentáveis. A bioeconomia está presente na produção de vacinas, enzimas industriais, novas variedades vegetais, biocombustíveis, cosméticos entre outros.

Ela emprega novas tecnologias a fim de originar uma ampla diversidade de produtos. Engloba as indústrias de processamento e serviços e relaciona-se ao desenvolvimento e à produção de fármacos, vacinas, enzimas industriais, novas variedades vegetais e animais, bioplásticos e materiais compósitos, biocombustíveis, produtos químicos de base biológica, cosméticos, alimentos e fibras.  

O SENAI Cetiqt 

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI Cetiqt  é formado pela Faculdade SENAI Cetiqt, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.  

Os institutos SENAI de inovação

A Rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender as demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional. 

A rede é composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura conta com mais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% possuem mestrado ou doutorado.

Por serem reconhecidos como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), os Institutos SENAI de Inovação possuem acesso a diversas fontes de financiamento não reembolsáveis para projetos de PD&I. Atualmente, 15 institutos compõem unidades EMBRAPII e possuem acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação."

Outras Notícias