CNI

SENAI Cimatec cria túnel de desinfecção para profissionais de saúde

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 24 de abril de 2020

A estrutura criada pelos pesquisadores da instituição custa R$ 10 mil

SENAI Cimatec reuniu profissionais de diversas áreas para combater o Covid-19 na Bahia. A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) já auxiliou na produção e envasamento de álcool, está recebendo e analisando exames de trabalhadores da indústria e também está produzindo máscaras de acetato (face shields).

Agora, a novidade é que pesquisadores da instituição desenvolveram o Túnel de Desinfecção para profissionais de saúde.

A primeira estrutura está montada e em funcionamento no Hospital Espanhol, que foi reaberto para o tratamento de pacientes com a covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus – em Salvador.

O túnel funciona da seguinte forma: um jato, liberado dentro da estrutura, contém uma mistura de água com hipoclorito de sódio (composto químico encontrado na água sanitária) e atinge todo o uniforme do profissional de saúde, depois do atendimento a pacientes contaminados.

Após a descontaminação, o profissional pode retirar os aparatos, tomar banho e ir para casa.

O pesquisador chefe do Instituto SENAI de Inovação em Saúde, Roberto Badaró, explica que essa iniciativa vai reduzir bastante a disseminação do novo coronavírus, já que a contaminação não acontece apenas por toques diretos. “A gente sabe que 50% da contaminação dos profissionais da área da saúde não ocorre somente do contato com o paciente. Ela ocorre também quando tiramos a capa, o gorro, a máscara, ou seja, quando vamos nos desparamentar”, afirma Badaró.

Inspirada em equipamentos utilizados na Alemanha, a equipe da instuição está confeccionando outras duas câmaras. “A gente criou uma solução com os materiais locais, adaptando à nossa realidade”, conta o diretor de operações do SENAI Cimatec, Luís Alberto Breda.

Atualmente, cada unidade do túnel custa R$ 10 mil, mas Breda afirma que continuam pesquisando possibilidades de diminuir o custo de produção.

Sobre o Hospital Espanhol

Fechado desde 2014, o hospital é alvo de uma disputa judicial, mas, após solicitação do governador Rui Costa, foi reaberto temporariamente com 220 leitos para auxiliar no tratamento de Covid-19 na Bahia.

Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e os sindicatos de Saneantes, de Cosméticos e de Açúcar forneceram assistência e apoio técnico na desinfecção e higienização do prédio.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.