Compartilhar

Educação Tecnologia e Inovação

SENAI divulga vencedores da seletiva WorldSkills e do Grand Prix de Inovação realizados na Paraíba

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 25 de março de 2022

As competições aconteceram esta semana como parte da programação da Olimpíada do Conhecimento. 


Ezequiel Martins, de São Paulo, Júlio Sávio, de Minas Gerais, e Nicolas Eduardo, do Paraná, foram os premiados na etapa WorldSkills na ocupação de "Desenho Mecânico CAD".

Depois de cinco dias de desafios, nesta sexta-feira, 25, foi realizada a cerimônia  de premiação da seletiva da etapa nacional da WorldSkills na ocupação de "Desenho Mecânico CAD" e do Grand Prix de Inovação. As competições aconteceram esta semana no Centro de Formação Profissional do SENAI Stênio Lopes, no bairro da Prata, em Campina Grande.

Os competidores da seletiva WorldSkills participaram, desde a última segunda-feira, 21, de diversas atividades que avaliaram sua capacidade de inovação, resolução de problemas, tomada de decisão, senso de liderança, entre outras qualificações exigidas pelo mercado de trabalho. Para isso, precisaram cumprir diversos desafios específicos da ocupação.

Euler Sales, Diretor Regional do SENAI, parabeniza competidores.

O Diretor Regional do SENAI, Euler Sales, abriu a cerimônia desejando sucesso aos competidores. "Sem dúvida alguma a gente sai hoje com ideias maravilhosas para diminuir as ‘dores’ da indústria. Portanto, sucesso nas próximas etapas. Vamos estar sempre ajudando para que vocês possam alavancar e prosperar naquilo que sonham. Apesar de ser uma competição, é uma disputa sadia onde todos vencem, inclusive nós que estamos acompanhando o trabalho que vocês realizaram durante toda a semana”, disse.

Na ocasião, o Gerente Executivo de Educação, Tecnologia e Inovação do SENAI da Paraíba, Janildo Sales, parabenizou os competidores e agradeceu o empenho de toda a equipe da instituição que esteve engajada na realização do evento durante a semana, além de ressaltar o papel do SENAI e da educação profissional na sociedade. “A gente percebeu nessa competição as habilidades de vocês no trabalho em equipe, na resolução de problemas complexos com resiliência e na capacidade de negociação. Isso deve fazer cada vez mais do nosso dia a dia enquanto docente e enquanto aluno. Essa é a mensagem que o SENAI leva a cada um de vocês. Então dá muito orgulho em falar dessa instituição, porque ela muda a vida das pessoas. Levem essa mensagem para os recantos do nosso país, porque nós temos um grande objetivo que é levar a cada lugar no Brasil uma educação profissional técnica para contribuir com o processo produtivo do nosso setor industrial e melhorar a sua capacidade produtiva”, destacou.

O vencedor da etapa realizada no SENAI da Prata, em Campina Grande, foi o aluno de São Paulo, Ezequiel Martins, que irá representar o Brasil, nesta ocupação, no Torneio Internacional de Educação Profissional, que será realizado ainda este ano em Shanghai, na China. Em segundo e terceiro lugar ficaram os alunos Júlio Sávio, de Minas Gerais, e Nicolas Eduardo, do Paraná, respectivamente. Vitor Oliveira, que representou a Paraíba, ficou em quarto lugar. 

Ezequiel Martins, de São Paulo, recebe a medalha de primeiro lugar na etapa da WorldSkills e agora representará o Brasil no torneio internacional, que será realizado em Shanghai, na China.

Durante a cerimônia, o coordenador da Olimpíada do Conhecimento e representante do Departamento Nacional do SENAI, Jeferson Mateucci, também falou sobre o trabalho desenvolvido por cada competidor e o orgulho em fazer parte da instituição. “Eu imagino o quanto vocês trabalharam e se dedicaram para poder estar aqui, e quero agradecer por tanto esforço. Eu digo que todos são vencedores. O SENAI faz a diferença na vida de todo mundo. Eu sou um ex-aluno do SENAI e hoje estou aqui trabalhando na formação de novos profissionais e tenho visto durante o meu tempo de instituição, o quanto ele transforma a vida de vocês. É muito gratificante saber que a gente está no caminho certo e que nós proporcionamos uma grande melhoria em cada um de vocês”, afirmou Mateucci.

“Temos que ter orgulho dessa instituição porque ela transforma vidas e faz a diferença para a indústria que necessita tanto dos nossos serviços e das nossas ações. Então, muito obrigado e parabéns mais uma vez aos competidores e a todas as delegações que estiveram aqui com a gente. Foram dias memoráveis”, Euler Sales, Diretor Regional do SENAI.

O Grand Prix de Inovação

Equipe vermelha, campeã do Grand Prix de Inovação com o projeto “Gado a Jato”.

Durante a cerimônia também foi anunciada a equipe vencedora do Grand Prix de Inovação que estava sendo realizado, ininterruptamente, desde a última quarta-feira, 23. O evento busca estimular o fortalecimento do ecossistema empreendedor com ações que geram soluções às demandas reais da indústria. O tema do desafio foi “Agroindústria com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 12 (Consumo e Produção Sustentável”. 

Participaram da competição quatro equipes: a vermelha, com os alunos Isaque Jorge, Kalina Ligia, Esequiel Crispim, Wendell Gomes e Ana Luiza; a verde, com Ester Vitória, Alysson Teixeira, Maria Rayara, Emanuel Victor e Rudson Henrique;  a amarela, com Necyliane Dantas, Mileny Lucia, Diego Macena, Layanderson Almeida e Pedro Henrique Demesio; e a azul, com Ruby dos Santos, João Gláucio, Luis Henrique Batista, Rafael Miranda e Josivan Gildo.

A equipe vermelha foi a vencedora com o projeto “Gado a Jato”, que busca resolver a dificuldade de higienização de bovinos para o abate. Para isso foi criado um sistema automatizado, onde o animal passa por um corredor com sensores que ativam o jato de água e o higienizam para o abate. 

Equipe amarela que ficou em segundo lugar com o projeto World Agro.

Já a equipe amarela ficou em segundo lugar com o projeto “World Agro”, um controle de pragas na agricultura. O projeto busca desenvolver uma máquina automatizada que percorreria todo o hectare de terra, fazendo uma análise do local para, assim, borrifar o produto e, em tempo real, enviar a um aplicativo as informações sobre a área. As duas equipes vencedoras ganharam uma visita ao Armazém da Criatividade, e os demais receberam um curso de aperfeiçoamento profissional no SENAI. 

Janildo Sales destacou a ligação das ações do SENAI com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Nós temos hoje uma referência muito forte para realizar as nossas ações que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Vários desses objetivos têm uma relação direta com o SENAI, como Igualdade de Gênero, Saúde e Bem-Estar, Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Redução da Desigualdade, Energia Limpa e Sustentável, e vários outros que têm uma relação forte com as práticas pedagógicas e as ações que a instituição realiza, quer seja nas suas escolas, nos seus centros de formação profissional ou nos seus institutos de Tecnologia”, destacou. 

O Grand Prix é um evento que busca estimular o senso de empreendedorismo nos estudantes, através de desafios para soluções para a indústria.

Demais competidores do Grand Prix de Inovação ganharam um curso de aperfeiçoamento profissional no SENAI.

Texto/Colaboração: Igor Batista

 

Outras Notícias