Compartilhar

Educação

SENAI e Energisa lançam curso de eletricista exclusivo para mulheres

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 21 de julho de 2021

O curso de Eletricista de Rede de Distribuição voltado para o público feminino é uma ação pioneira da instituição.  


Uma iniciativa do SENAI em parceria com a Energisa na Paraíba, inaugurou oficialmente a primeira turma do curso de Eletricista de Rede de Distribuição voltado para mulheres. Devido a crescente procura pela capacitação, por parte do público feminino, as duas instituições decidiram formar a turma para incentivar e qualificar essas profissionais que têm interesse em trabalhar na área. 

O curso iniciou em maio deste ano com previsão de conclusão no final do mês de julho, quando as aulas finalizam as atividades do cronograma. A grade curricular é dividida em dois módulos, nos quais as alunas aprendem sobre temas bem específicos relacionados às Redes de Distribuição. 

O conhecimento que antes era aprendido apenas por homens, agora é dominado também por mulheres. Elas aprendem sobre a montagem, instalação, operação e manutenção das Rede de Distribuição, iluminação pública e instalação de Sistemas Fotovoltaicos. Especialmente nas aulas práticas, as alunas são capacitadas para construir e manter em funcionamento adequado e seguro, redes de distribuição de energia elétrica de média e baixa tensão, além de realizar serviços técnicos comerciais. 

A turma é formada por 14 mulheres, com idade entre 20 e 30 anos, todas com ensino médio completo. Algumas delas já têm o com curso técnico em Eletroeletrônica, e outras no curso superior em Engenharia Elétrica e Automação. 

O intuito do curso de Eletricista de Rede de Distribuição é capacitar as mulheres para que elas possam atuar na própria empresa. “A Energisa da Paraíba está querendo contratar mulheres em funções que apenas homens ocuparam na empresa. Além dessa ação, já temos uma parceria sólida com a Energisa em cursos na área de Eletroeletrônica, nesse caso, todos os profissionais da empresa que trabalham na Rede de Distribuição são formados pelo SENAI, através das Unidades de João Pessoa e Campina Grande”, contou Josicleide Fernandes, coordenadora pedagógica do SENAI em João Pessoa.  

Em razão da pandemia do coronavírus, o curso de Iniciação Profissional em Eletricidade Básica teve que realizar as atividades, no primeiro momento, de forma remota. Posteriormente, foi aberta outra turma para o curso de Aperfeiçoamento Profissional Eletricista de Rede de Distribuição para que as eletricistas pudessem colocar em prática os ensinamentos teóricos que foram adquiridos nas aulas online. 

Texto/ Colaboração: Bruna Martins

 

 

Outras Notícias