Compartilhar

Brasil

SENAI e Ministério Público da PB inscrevem para processos seletivos na área de Energias Renováveis

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 02 de junho de 2021

Estão sendo oferecidas 80 vagas para cursos pagos e gratuitos

O SENAI da Paraíba e o Ministério Público do Trabalho publicaram na última segunda-feira, 31/05, dois editais de processos seletivos destinados ao preenchimento de vagas em cursos pagos e gratuitos na área de Energias Renováveis, oferecidos na cidade de Patos, no sertão. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de junho, de forma online no link: https://linktr.ee/senaiparaiba ou presencial no SESI Dionísio Marques de Almeida.


Estão sendo oferecidas 48 vagas para os cursos gratuitos de Eletricista para acesso à energia, e Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos, ambos na modalidade de Qualificação Profissional; Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, e Tecnologia em Energia Eólica, na modalidade de Aperfeiçoamento Profissional. Além de 32 vagas para os cursos pagos de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos e Tecnologia em Energia Eólica na modalidade de Aperfeiçoamento Profissional e Qualificação Profissional.


As vagas gratuitas são destinadas às pessoas de baixa renda, devendo o candidato comprovar a condição através da apresentação da sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e dos genitores, bem como o último contracheque dos mesmos, se houver. A condição de baixa renda poderá ser aferida por parte da equipe pedagógica do SENAI/PB, através de visita à residência do candidato.


Podem se inscrever no processo seletivo para o curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, que tenham concluído o ensino médio e que sejam técnico ou graduado nas áreas de eletricidade, eletrônica, automação, instrumentação, refrigeração, demais engenharias ou experiência comprovada na área de energia solar fotovoltaica.


Já no curso de Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos é necessário ter idade mínima de 16 anos, ter concluído o curso técnico de nível médio, e ter formação em eletrônica, eletromecânica e áreas afins, ou curso superior em engenharia eletricista e áreas afins.


Para o curso de Eletricista para acesso à energia, é preciso ter no mínimo 18 anos, e possuir no mínimo o 6º ano completo do ensino fundamental.


Já para concorrer a uma vaga no curso de Tecnologia em Energia Eólica, é necessário ter pelo menos 18 anos de idade, e ter concluído o curso técnico de nível médio, além de ser técnico ou graduado em uma das seguintes áreas: eletricidade, mecânica industrial, automação, instrumentação, refrigeração, soldagem, edificações, metrologia, demais engenharias ou experiência comprovada na área de energia eólica com ensino médio completo.


A prova objetiva para os cursos gratuitos será aplicada no dia 28 de junho, já para os cursos pagos será no dia 29 de junho. Os locais onde as provas vão ser aplicadas serão definidos em breve. Os resultados dos processos seletivos serão divulgados, respectivamente, nos dias 01 e 02 de julho, a partir das 18h, no site: www.fiepb.com.br/senai

Outras Notícias