Eficiência energética é um termo cada vez mais presente nos planejamentos de pequenas, médias e grandes indústrias como estratégia para reduzir custos, otimizar processos e contribuir para a preservação do meio ambiente. Para mensurar e verificar o uso eficiente da energia, porém, é necessário um profissional qualificado.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) se tornou a instituição acreditada pela Efficiency Valuation Organization (EVO) para formação e certificação desses profissionais no Brasil. Assim, o programa do SENAI para formar especialistas em eficiência energética passa a ter 90 horas, sendo 20 horas do treinamento da EVO Fundamentos de M&V (measurement and verification).
Os profissionais que passarem pelo programa vão aprender na teoria e na prática o Protocolo Internacional de Mensuração de Desempenho e Verificação (IPMVP), que é a metodologia empregada mundialmente pelos especialistas do setor, atualizada regularmente. Concluída a formação, eles farão o exame para certificação como Analista em Medição e Verificação do Desempenho Energético (PMVA).
O superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado, destaca que essa é mais uma parceria relevante para os alunos da instituição e a indústria no Brasil.
“O uso racional de energia, com foco nas fontes renováveis, para a transição energética é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade do setor. Ao buscar parcerias com instituições internacionais renomadas como a EVO, o SENAI mostra que é o principal aliado da indústria para mão de obra qualificada”, afirma Morgado.
Mark Lister, presidente da EVO, reconhece que o acordo responde às demandas de uma economia mais sustentável. “Ao adaptar os produtos e modelos de certificação, a EVO se dispõe a cooperar com os antigos e novos parceiros para seguir com sua missão e visão. O acordo com o SENAI é um ótimo exemplo de como a EVO se mantém flexível, presente e relevante local e globalmente”, destaca Lister.
- Saiba mais sobre os programas de treinamento e certificação da EVO
Enquanto concluem o processo de acreditação, que deve ocorrer até o fim deste ano, a EVO e o SENAI alinham os respectivos programas de treinamento e certificação e preparam instrutores locais. Centenas de especialistas em eficiência energética já se formaram no SENAI, e eles serão os primeiros a receber uma formação complementar de mensuração e verificação para serem certificados internacionalmente.