CNI

SENAI oferece soluções para digitalizar processos em tempos de Covid-19

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 18 de junho de 2020

Com a tecnologia, empresários podem acompanhar produção a distância

Com as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção da proliferação do novo coronavírus, empresas de diversos segmentos foram compelidas a acelerar o processo de imersão na era digital para se adequar às demandas do mercado em meio à pandemia. Em Mato Grosso do Sul, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece soluções nesse sentido, para que empresários e gestores possam acompanhar as linhas de produção à distância e até fazer alguns ajustes necessários.

Segundo o gerente do SENAI Empresa, Thales Saad, há alguns anos a instituição já vem trabalhando com a digitalização no processo de operação e manutenção de máquinas e equipamento, porém, com a pandemia, outras áreas passaram a demandar a digitalização dos processos, desde área de marketing e vendas até a área de estoque, expedição e entrega de pedidos.

“Na área de manutenção, avançamos para o conceito de gestão de ativos, em que o processo de manutenção realizado através de software e aplicativo, totalmente digital, gera maior confiabilidade no processo e auxilia na tomada de decisão dos gestores. E na área de operação, temos monitoramento e controle do processo produtivo com uma consultoria muito utilizada como o primeiro passo para a transição para a Indústria 4.0. No entanto, nos últimos dois meses estamos vendo a demanda aumentar e acreditamos que essa será uma tendência”, afirmou Thales Saad.

Entre as consultorias que tiveram grande procura, o programa Indústria Mais Avançada foi um deles. Trata-se de uma plataforma de aquisição de dados para acompanhamento da quantidade de produtos produzidos e tempos de parada de máquina, auxiliando as empresas a terem informações dos processos em tempo real sem a necessidade de estarem na produção. Os motivos de parada, perda de qualidade ou mesmo baixa performance devem ser justificados nas ocorrências automaticamente identificadas.

Outro produto que merece destaque nesse contexto é o Programa SENAI de Manutenção Industrial, um sistema on-line onde é possível gerir os ativos da empresa, acompanhar remotamente as ações e custos de manutenção, despesas de frota e estoque de almoxarife. Com o histórico de manutenção organizado e indicadores específicos sobre os ativos, é possível adotar medidas para prevenir perdas de processo, sejam elas por manutenções corretivas e ou mesmo por falta de itens essenciais ao desempenho da atividade industrial.

Além dos sistemas já existentes, o SENAI pode desenvolver soluções customizadas de software e sites para apoiar as empresas na digitalização de seus processos. Essas soluções também podem ser utilizadas para capacitar os colaborares em processos e procedimentos industriais, personalizados para a realidade de cada empresa, inclusive de forma remota, com apoio de vídeo aulas, por meio de plataformas de treinamento on-line. “Estamos recebendo novas demandas, então as soluções também são diferentes para os novos problemas e desafios enfrentados”, ressaltou Thales Saad.

Ele reforçou que o mercado deverá exigir operações cada vez mais eficientes. “Entendemos que esses investimentos sempre trazem retorno financeiro, aumento produtividade e redução dos custos operacionais. Ao somarmos às dificuldades impostas hoje pelo coronavírus na questão da logística e encontros presenciais, o retorno para as empresas se torna ainda maior nesse momento. Além disso, é um caminho sem volta, pois o cliente que começa a usufruir da gestão virtual dos negócios enxerga o ganho e dificilmente retorna para o mundo analógico”, finalizou, completando que mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3311-8533.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias