
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, o SENAI Paraíba realizou, na última semana, rodas de conversa sobre leitura e literatura nas bibliotecas das unidades de João Pessoa e do bairro da Prata, em Campina Grande. As ações reuniram estudantes, professores e convidados com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e discutir sua importância na formação pessoal e profissional.
No SENAI João Pessoa, o encontro aconteceu no dia 30 de outubro e contou com a participação da escritora e doutora em Estudos Literários Neide Medeiros, membro da Academia Paraibana de Letras e da Academia Feminina de Artes e Letras da Paraíba. Durante a roda de conversa, a autora abordou o papel da literatura no desenvolvimento e no estímulo ao pensamento crítico.
“É um momento de muita felicidade poder falar sobre leitura e literatura, e estar em contato com adolescentes que estão descobrindo o mundo das letras. Como disse o grande Mário Quintana, ‘o livro traz a dupla delícia de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado’, então quanto mais esses jovens lerem, mais aprendem para a vida”, disse.

Participaram aproximadamente 30 alunos da unidade, que puderam conhecer a vida e a obra da escritora, e ampliar o contato com o universo literário. “Pelo fato dela ser mulher, nordestina e enfatizar muito isso em sua fala, e isso me fez refletir e pensar mais na literatura e até me inspirar nessa trajetória dela. Acho esse momento importante e inspirador, porque a literatura é muito importante, o conhecimento é sempre muito importante”, destacou a estudante Giovanna Áurea, que participou da conversa.
Caio Diniz, aluno do curso de Assistente Administrativo, também avaliou o momento como uma forma de incentivo ao hábito da leitura. “A história dela me motivou a voltar a ler. A leitura abre caminhos, incentiva, cria, faz você imaginar o que quer ser no futuro”, disse.

Já no SENAI da Prata, a atividade aconteceu no dia 29 de outubro e teve como convidada a poetisa Anne Karolynne, que compartilhou com os alunos suas experiências com a escrita e destacou o papel da literatura como ferramenta de expressão e de transformação social.
As duas ações integram as iniciativas do SENAI Paraíba em celebração ao Dia Nacional do Livro, que buscam fortalecer o papel das bibliotecas e incentivar o contato dos alunos com a leitura como parte do processo formativo.
Texto/Colaboração | Igor Batista