Paraíba

SENAI PB e Energisa devem formar até o fim deste ano 80 novos profissionais na área de Redes de Distribuição de Energia Elétrica

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 15 de setembro de 2021

O setor elétrico é um dos que mais crescem no Brasil, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entre 2005 e 2018, a capacidade instalada cresceu 70%, enquanto a economia brasileira cresceu a um ritmo muito menor do que esse. O setor vive um cenário de transformações tecnológicas, e expansão.

Acompanhando essa realidade, o SENAI da Paraíba através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM, em parceria com a Energisa têm investido na formação de profissionais para o setor.

No último dia 10 de setembro, foi formada mais uma turma, com 20 profissionais da área de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. Essa foi a segunda turma que as instituições formaram só esse ano. E já foi iniciada mais duas, o que totalizará cerca de 80 novos profissionais aptos a trabalharem na construção, montagem e operação de Sistemas Elétricos de baixa e média tensão.

“O SENAI da Paraíba sempre atento as demandas do mercado, busca formar profissionais para atuarem nos mais diversos segmentos do setor produtivo. E o setor elétrico tem sido contemplado diretamente com essa qualificação através da parceria que temos com a Energisa. São profissionais especializados e que contribuirão com o desenvolvimento das empresas onde atuarão e consequentemente com o desenvolvimento econômico da Paraíba”, explicou Euler Sales, diretor Regional do SENAI da PB.

O curso de aperfeiçoamento profissional em Redes de Distribuição de Energia Elétrica, oferecido pelo SENAI possui carga horária de 230h. Na última turma foram formados através do projeto Escola de Energia, 20 profissionais de Campina Grande e municípios da região.

José Maxwel Moura Melo, mora na cidade de Cuité. Ele foi um dos concluintes da turma. “Era um sonho que eu tinha, me tornar um eletricista de Rede de Distribuição, porém na minha cidade eu não conseguia me matricular, e não tinha como me deslocar todos os dias para Campina Grande, mas no começo desse ano, eu estava desempregado, e fiquei sabendo do curso, com a ajuda da prefeitura de Cuité consegui alugar um imóvel aqui na cidade, e me matriculei no curso. Com muito esforço consegui superar todas as dificuldades, e no início deste mês de setembro, conclui. Foi uma experiência única, pois além de uma excelente estrutura, o SENAI ofereceu um instrutor preparado para nos proporcionar uma formação completa”, disse José Maxwel.

Todos os eletricistas de redes formados no SENAI podem exercer a profissão em empresas que atuam com SEP -Sistemas Elétricos de Potência, ou seja, as concessionárias de energia ou empresas de prestação de serviços em engenharia elétrica.

José Maxwel antes mesmo de concluir o curso, começou a estagiar na ENERGY, empresa que presta serviços a Energisa, e vai participar de processos seletivos na própria empresa.

“Através do SENAI eu conheci a ENERGY, e assim tive a chance de ingressar em uma empresa que é referência no setor elétrico, onde pude colocar em prática todo o conhecimento que aprendi no curso. Agora vou me preparar para os processos seletivos e logo estarei atuando como eletricista efetivo, na empresa”, afirmou.