Compartilhar

Paraíba

SENAI PB leva profissionalização e inclusão para a cidade de Congo

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 11 de julho de 2024

Instituição formou cerca de 40 novos profissionais para atuar como mecânico de motocicleta, e entre eles, um é cego


Natural da cidade de Congo, no cariri paraibano, Deniê Alves Ribeiro, perdeu a visão de um olho na infância, aos 4 anos de idade durante um acidente doméstico. Enxergando parcialmente de apenas um olho, ele não desistiu de sonhar e construir uma carreira empreendedora de sucesso.

Atuando a 16 anos, no setor de autopeças, esse ano o jovem empreendedor de 45 anos de idade, viu no SENAI a oportunidade de ampliar seu negócio e aprender uma nova profissão, e se matriculou no curso de mecânico de motocicleta oferecido pela instituição, no município onde mora. Foram formadas duas turmas do curso, totalizando cerca de 40 novos profissionais.

“Foi uma oportunidade única, superou nossas expectativas, porque estávamos precisando dessa profissionalização na área de Mecânica de Motocicletas, e no meu caso, o SENAI ajudou a entender melhor além da mecânica de motocicletas, ajudando na manutenção, e também na área de empreendedorismo, com a vendas de peças”, relatou Deniê.

O curso foi ministrado pelo SENAI através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM, em parceria com a prefeitura municipal de Congo. As aulas foram ministradas pelo instrutor do SENAI Paulo André.

“Nessas turmas que formamos, me chamou a atenção o aluno Deniê, pois apesar de ser um aluno com deficiência visual, e só enxergar em um dos olhos parcialmente, não permitiu que a sua limitação visual atrapalhasse a vontade de conquistar uma nova profissão como a de mecânico de motociclista sendo hoje na Paraíba um dos poucos mecânicos com deficiência visual”, comemorou o instrutor.

O curso mecânico de motociclista foi realizado entre os meses de fevereiro e abril deste ano, totalizando uma carga horária de 160 horas. Os profissionais formados pelo SENAI estão aptos a realizar manutenção de sistema de freios, de embreagem, caixa de marcha, pistão, bem como trocar peças e identificar defeitos, na parte elétrica e mecânica de motocicletas.

Outras Notícias