O SENAI Pernambuco foi convidado pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE) para colaborar na segurança durante a eleição do próximo domingo (6), na cidade de Cabedelo, na Paraíba. Referência em Geointeligência espacial, o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) enviará uma equipe de quatro pessoas e cinco drones para atuar no monitoramento dos locais de votação no dia da eleição. O Exército Brasileiro fez o convite porque a cidade paraibana possui facções criminosas em conflito.
Os detalhes da operação serão apresentados nesta sexta-feira, às 10h, na sede do Comando Militar do Nordeste, bairro do Curado. Na ocasião, a equipe do SENAI fará uma demonstração com os veículos aéreos não tripulados.
Um dos drones utilizados tem nove câmeras EGB de alta resolução, duas câmeras termais e uma multiespectral (capaz de identificar objetos invisíveis a olho nu). Os demais possuem seis câmeras cada. Os equipamentos têm autonomia de voo de 35 a 45 minutos, num raio de até 15km do piloto. A altura limite é de 120 metros, obedecendo à legislação vigente. Os aparelhos foram testados na última sexta-feira, na cidade de Araripina, no Sertão de Pernambuco, com as imagens transmitidas diretamente para a sede do CMNE.