Nesta segunda-feira (4), o SENAI realizou no Centro de Formação Profissional Miriam Benevides Gadelha, em Sousa, realizou o SENAI Talk, com o tema “Sentir e pensar: emocional e artificial, dá match?”, evento que integrou a Semana de Inovação do SENAI Paraíba e trouxe uma discussão aprofundada sobre a convergência entre inteligência emocional e inteligência artificial. A ação foi mediada pelo instrutor Arthur Levi, que guiou um painel com especialistas em temas cruciais para o futuro profissional dos alunos.
O evento contou com a participação de profissionais renomados, incluindo a psicóloga Leonária Lacerda, o especialista em cibersegurança Françuelio Leonel e a professora Luma Michelly, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Cada um trouxe perspectivas distintas sobre o impacto da inteligência artificial no cotidiano e nas emoções humanas, ressaltando a importância de desenvolver a inteligência emocional em um contexto cada vez mais digitalizado.
Leonária Lacerda destacou o papel fundamental da inteligência emocional, sobretudo em um ambiente digital, onde a tecnologia está cada vez mais presente nas interações. Já Françuelio Leonel compartilhou sua experiência no campo da cibersegurança, abordando como a IA influencia a segurança digital e a importância de manter ambientes virtuais seguros e eficazes.
"A experiência foi enriquecedora, especialmente por poder discutir temas tão presentes no nosso dia a dia e refletir sobre os impactos das tecnologias na vida das pessoas. Foi uma troca genuína, onde pude trazer um pouco dos bastidores do que envolve manter ambientes digitais seguros e eficientes, além de explorar como a inteligência artificial está moldando diferentes áreas", afirmou Françuelio.
A professora Luma Michelly, que agradeceu a organização e o convite feito por Arthur Levi, trouxe uma visão acadêmica ao debate, enfocando os desafios e as oportunidades da IA para estudantes e futuros profissionais. Cerca de 50 alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial Básica e Qualificação do SENAI Sousa participaram da iniciativa, que, segundo Arthur Levi, foi projetada para oferecer uma experiência imersiva e promover uma reflexão crítica sobre esses temas cada vez mais presentes no cenário atual.
O SENAI Talk reforça o compromisso da instituição com a inovação e o desenvolvimento de competências que auxiliam os jovens a se prepararem para os desafios do mercado de trabalho, incentivando um equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e a inteligência emocional.
Texto/Colaboração | Igor Batista