Compartilhar

Tecnologia e Inovação

SENAI realiza abertura das seletivas WorldSkills e da etapa escolar da Olimpíada do Conhecimento 2022

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 21 de março de 2022

As competições da WorldSkills acontecem até o próximo dia 25 de março no Centro de Formação Profissional do SENAI Stênio Lopes, em Campina Grande, onde participam 8 delegações. 


Delegações competidoras da etapa WorldSkills que acontece na Paraíba durante os dias 21 e 25 de março. 

Na tarde desta segunda-feira, 21, o SENAI da Paraíba realizou a abertura das seletivas WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. A cerimônia foi realizada no Centro de Formação Profissional do SENAI Stênio Lopes, no bairro da Prata, em Campina Grande. 

O WorldSkills é um torneio de educação profissional que tem o objetivo de promover o intercâmbio entre jovens profissionais de todo o mundo, estimular a troca de experiências e despertar o espírito esportivo nos competidores. Em paralelo a este evento, acontece também a etapa escolar da Olimpíada do Conhecimento com participação de alunos das unidades de João Pessoa, Bayeux, Campina Grande e Sousa. 

O Diretor Regional do SENAI, Euler Sales, abre oficialmente a etapa seletiva do WorldSkills e da Olimpíada do Conhecimento que acontece no Centro de Formação Profissional Stênio Lopes, na Prata, em Campina Grande.

Durante a cerimônia de abertura, estiveram presentes as 8 delegações competidoras desta etapa do WorldSkills 2022 na Paraíba, que foram recepcionadas pelo Diretor Regional do SENAI, Euler Sales, pelo Gerente de Educação, Tecnologia e Inovação da instituição, Janildo Sales, pelo Gerente do Centro de Formação Profissional Stênio Lopes, Nilton Ferreira e pelo Coordenador da Olimpíada do Conhecimento, Jeferson Mateucci. 

“É com muito prazer que o Departamento Regional da Paraíba recebe todas as delegações e as equipes que irão participar, durante os próximos dias, desta seletiva. Tenho certeza que vai ser uma semana bem diferente e tudo isso para promover a maior interação possível entre vocês e entre as pessoas que queiram passar aqui durante esses dias para fazer visitações. Tudo isso foi preparado para que vocês possam ter um ambiente favorável para competir, mas com a absoluta certeza de que será uma competição sadia e que no final todos vão se confraternizar, o que realmente é a alma deste evento”, celebrou o diretor regional do SENAI da Paraíba, Euler Sales.

Os alunos que participam desta etapa no estado da Paraíba estão competindo na ocupação “Desenho Mecânico CAD”, desafio que pode levá-los ao Torneio Internacional de Educação Profissional. São eles Vitor Oliveira, da Paraíba, Gustavo Henrique, de Goiás, Júlio Sávio, de Minas Gerais, Magdiel Silva, de Pernambuco, Nicolas Eduardo, do Paraná, Mateus Tostes, do Rio de Janeiro, Lucas Wesley, do Rio Grande do Sul e Ezequiel Martins, de São Paulo. 

“Vocês devem estar orgulhosos de terem chegado a esta etapa e a gente torce para que vocês tenham um futuro muito brilhante. Desejo sucesso, que vocês possam praticar aquilo que vocês aprenderam da melhor forma possível durante a competição e que vença o melhor”, Euler Sales, Diretor Regional do SENAI da Paraíba.

Esta seletiva premiará os três primeiros lugares com medalhas, troféus e certificados. O aluno vencedor vai garantir sua vaga nas próximas etapas da preparação para o torneio internacional que acontecerá ainda este ano em Shanghai, na China. 

O Gerente do Centro de Formação Profissional do SENAI Stênio Lopes, Nilton Ferreira,  o Gerente de Educação, Tecnologia e Inovação do SENAI da Paraíba, Janildo Sales, e o Diretor Regional da instituição, Euler Sales ,durante a cerimônia de abertura do evento. 

O Gerente de Educação, Tecnologia e Inovação do SENAI da Paraíba, Janildo Sales, agradeceu o apoio de toda a equipe da instituição que esteve engajada na realização do evento e ressaltou o compromisso do SENAI com a educação profissional e o orgulho em receber um evento tão importante no Departamento Regional. “Entendemos que é a oportunidade do SENAI mostrar para todo o Brasil e para todo o mundo a sua potencialidade e o seu compromisso com uma educação profissional de qualidade. Muito nos orgulha por entendermos que estamos no caminho certo, trilhando numa caminhada focada na oferta da melhor condição de educação profissional para o nosso aluno. O SENAI tem contribuído fortemente para a sustentabilidade do setor produtivo e atuando ainda mais como agente transformador da sociedade”, disse.

Em paralelo com essa seletiva do WorldSkills acontecerão, durante toda a semana, outras ações do SENAI, como palestras de “Mindset Empreendedor”, “Inovação na Prática”, “Vida e Carreira”, outras oficinas e workshops, além do Grand Prix SENAI de Inovação, uma disputa de 48h ininterruptas de inovação aberta, onde empresas, empreendedores, startups e alunos do SENAI e de universidades poderão criar soluções para a indústria. 

Os alunos foram direcionados para as salas onde acontecem as competições.

O coordenador da Olimpíada do Conhecimento e representante do Departamento Nacional do SENAI, Jeferson Mateucci, destacou o desempenho da instituição nos últimos anos na competição. “Será uma semana intensa para os competidores e para os avaliadores, mas tenho certeza que será muito gratificante. Há um tempo eles vêm treinando e são guerreiros por estarem aqui neste momento. O SENAI é um dos maiores centros de educação profissional do mundo e é muito gratificante você trocar informações e experiências com delegações de outros países, para mostrar como o Brasil conseguiu alcançar um patamar tão elevado desde 1995, quando vem tendo destaque dentro do cenário internacional. Isso mostra o que o SENAI faz e traz para a indústria”, concluiu. 

Após a cerimônia de abertura do evento, as delegações foram direcionadas paras as salas onde acontece a seletiva nos próximos dias.

Esta semana, Joel Almeida, aluno do SENAI Distrito Industrial, em João Pessoa, e Caio Nascimento, do SENAI da Prata, em Campina Grande, viajaram para o Espírito Santos e Goiás, respectivamente, para representarem a Paraíba nas seletivas WorldSkills nas ocupações de “Instalações Elétricas” e “Design Gráfico”, onde serão avaliados pelas competências técnicas e socioemocionais em provas que simulam a situação real de trabalho em cada ocupação. 


Texto/Colaboração: Igor Batista

 

Outras Notícias