Compartilhar

Educação

SENAI realiza entrega de certificados de curso técnico do projeto de implantação do Novo Ensino Médio em Ingá

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 12 de maio de 2022

A iniciativa foi uma parceria entre o SENAI, a Secretaria do Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Ingá e contemplou a primeira escola no município. 


Euler Sales, diretor regional do SENAI da Paraíba, realiza entrega do certificado de conclusão.

Nesta quarta-feira, 11, foi realizada em Ingá, na Paraíba, a cerimônia de entrega de certificados dos alunos concluintes do curso de “Assistente Administrativo”, fruto de uma parceria entre o SENAI, a Secretaria do Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia e a Prefeitura Municipal da cidade, para o itinerário de formação do Novo Ensino Médio.

No evento, estiveram presentes o diretor regional do SENAI, Euler Sales, o prefeito de Ingá, Robério Burity, o deputado estadual, João Gonçalves, a gerente do SENAI de Bayeux, Marinaldo Adjuto, o vereador, Tiago Garcia, o secretário de Comunicação e Cultura, Janderson de Oliveira, a gestora da escola, Rosimary Ramos, e demais gestores educacionais do município.

A cerimônia de entrega dos certificados também foi marcada pelo término do projeto piloto de implantação do Novo Ensino Médio, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia, em parceria com o SENAI da Paraíba. A iniciativa, nesse primeiro momento, contemplou a Escola Cidadã Integral Luiz Gonzaga Albuquerque Burity e deverá se estender aos demais municípios do estado.

O prefeito da cidade, Robério Burity, agradeceu a parceria com o SENAI para a formação técnica dos alunos e reforçou a importância da instituição para o desenvolvimento do município. “Quero agradecer ao presidente Buega Gadelha que tem nos oferecido essa parceria com o SENAI. A cidade de Ingá é muito grata à essa oportunidade que abriu portas através dos cursos oferecidos e os estágios que tiveram recomendação de bolsas para os nossos alunos. Essa ação, essa parceria só tem a contribuir para o desenvolvimento do município de Ingá e, consequentemente, do nosso Estado. Muito obrigado por ter acreditado no município e hoje fizemos história com nossos alunos. O nosso plano piloto foi vitorioso, onde 11 estados já estão adotando a nossa ideia”, comemorou o prefeito de Ingá.

No Novo Ensino Médio, os alunos passam pela formação básica , que inclui o conjunto de competências e habilidades de conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular, e pelos itinerários formativos, onde esses estudantes têm a oportunidade de se engajar nas áreas de seu interesse. Entre esses itinerários está a formação técnica e profissional, que qualifica os alunos para o mercado de trabalho e colabora para o desenvolvimento de habilidades e capacidades específicas.


Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, Buega Gadelha, a educação é o principal pilar do desenvolvimento. “Tenho dito sempre que a educação é um caminho seguro para o desenvolvimento. Um jovem pode ter muitos sonhos, mas, só através da educação, do conhecimento, ele vai alcançar o que almeja.  O que realizamos no município de Ingá é apenas um exemplo da contribuição que podemos dar ao Estado da Paraíba no quesito educação”, afirmou o presidente da FIEP. 


O SENAI, por ser uma instituição que possui expertise na metodologia educacional profissional e técnica, apresenta a melhor solução para a implementação desse itinerário. Por isso, a parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia nessa iniciativa, garante o acesso mais fácil para o jovem para o mercado de trabalho, assim como contribui para a ampliação e a melhora da capacidade produtiva do setor industrial da Paraíba, evitando a falta de mão de obra qualificada.


Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias