Compartilhar

CNI

SESI e Canal Futura lançam programação especial para a semana da educação

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 22 de abril de 2022

Vem aí o Destino: Educação! Programa apresentará experiências de diferentes países para inspirar mudanças na educação brasileira. Também estará disponível minicurso gratuito para educadores


A série Destino: Educação - Políticas Públicas passa por escolas do Brasil, América Latina, Itália e Portugal

Você não pode ficar de fora da programação especial da semana da educação. Entre 25 e 29 de abril, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Canal Futura lançam três projetos: uma série na TV, uma websérie no Youtube e um curso online gratuito, que mostram como as instituições educacionais se reinventaram nos últimos tempos, em especial, diante do cenário de pandemia. 

Para Deca Farroco, gerente de produção do Canal Futura, o assunto "políticas públicas na educação” precisa ter mais destaque na agenda do país, porque esse é o ponto de partida para uma educação transformadora, efetiva, e que gera melhores resultados para a sociedade. 


“Estamos em um momento importante de reflexão no Brasil e esperamos que a quinta temporada do Destino: Educação provoque debates para influenciar escolhas que possam garantir o acesso à Educação de qualidade para todos”, afirma. 


Nova temporada apresenta políticas públicas e desafios da pandemia

A série Destino: Educação - Políticas Públicas passa por escolas do Brasil, América Latina, Itália e Portugal e vai ao ar no Futura dia 25 de abril, às 22h30.  

Ao todo, são 13 episódios que, juntos, constroem uma narrativa da importância das políticas públicas para o desenvolvimento da educação local e mostram como as escolas atuaram em meio à pandemia.  

Os episódios da nova temporada foram divididos nos seguintes assuntos: alfabetização; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; formação de professores; competências socioemocionais; redes que não deixam nenhum aluno para trás; mundo do trabalho; o papel da escola no combate ao preconceito étnico-racial; tecnologia na educação; educação indígena; e políticas públicas da educação infantil ao ensino médio. 

A série constrói uma narrativa da importância das políticas públicas para o desenvolvimento da educação local

Para Wisley Pereira, gerente-executivo de Educação do SESI, o projeto é fundamental para o momento de retomada da aprendizagem no ensino brasileiro, tão impactado pela pandemia.   


“O Destino Educação vem para somar às escolas e aos educadores, além de provocar reflexões sobre o atual cenário educacional, que se encontra em recuperação após a reabertura das escolas em decorrência da pandemia. A formação dos professores, assim como a implementação de novas metodologias e da tecnologia devem ser valorizadas para garantir a qualidade educacional”, afirma Wisley, do SESI. 


Inovações em práticas pedagógicas 

Com cinco episódios curtos, a websérie Políticas públicas na prática vai ao ar no dia 26 de abril, no canal do Youtube do Futura, a partir das 20h.  

A websérie ilustra como essas escolas inovaram em suas práticas pedagógicas, indicando os melhores caminhos para se fazer políticas públicas na educação.  

O projeto é fundamental para o momento de retomada da aprendizagem no ensino brasileiro

Desse modo, cada episódio é dedicado a apresentar o passo a passo para se colocar em prática uma política pública que visa apoiar os gestores em assuntos como o racismo na escola, enfrentamento do baixo desempenho escolar, ensino Integral, preparação dos estudantes para o mundo do trabalho e formação de professores. 

Tecnologias Digitais na Educação Básica 

Para encerrar o projeto com uma ação mais efetiva, será disponibilizado, ainda, o minicurso online e gratuito Tecnologias Digitais na Educação Básica, que tem como público-alvo agentes da educação e interessados no assunto.  

A ideia é ampliar ainda mais o alcance do debate e oferecer recursos pedagógicos e de comunicação sobre a temática.

O curso é assíncrono e autoinstrucional e é composto por quatro módulos de 16 trilhas cada. O conteúdo estará disponível na plataforma de cursos do Futura a partir do dia 25 de abril. As inscrições estão abertas!

Cada episódio é dedicado a apresentar o passo a passo para se colocar em prática uma política pública que visa apoiar os gestores em diversos assuntos educacionais

Não perca também o debate no Youtube! 

No Dia da Educação, 28 de abril, será realizado o Classes Abertas no Youtube do Futura, às 17h. O evento vai discutir as prioridades na educação do Brasil e faz parte das ações que da Fundação Roberto Marinho.  

A ideia é despertar uma reflexão sobre os diagnósticos e as soluções concretas em temas estruturantes para as agendas do setor. 

Acesse a programação completa do Dia da Educação.

Outras Notícias