Paraíba Tecnologia e Inovação

SESI e SENAI participam de debates de fomento à inovação e ao desenvolvimento do Sertão paraibano

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 14 de março de 2024

Os encontros aconteceram em Sousa, com o intuito de retomar as atividades do Hub DinoValley, e em Cajazeiras, para estruturar um ecossistema de inovação próprio na cidade

Núcleo de debates para inovação e desempenho da região de Cajazeiras

Na última semana, o SESI e o SENAI Paraíba participaram dos encontros de atores do ecossistema de inovação local, nas cidades de Sousa e Cajazeiras, para alinhar perspectivas e diretrizes para um plano de ação mais impactante e assertivo no ano de 2024.

Em Sousa, o encontro marcou a retomada dos trabalhos do Hub DinoValley, formado por diversas entidades que buscam a construção de um ecossistema de desenvolvimento local, sobretudo do turismo, setor escolhido pelas entidades e empresas que formam o hub. Na reunião da última semana, foram definidas estratégias de fortalecimento das conexões entre as ações desenvolvidas e os arranjos produtivos locais.

O representante do SESI no encontro, Darlan dos Santos, que é coordenador de Negócios da unidade de Sousa, destacou “a importância da participação efetiva do SESI e do SENAI, representando o Sistema Indústria, na colaboração junto aos ecossistemas locais de inovação de Sousa e de Cajazeiras, contribuindo, de forma inovadora e sustentável, com o crescimento econômico”.

O encontro, em Sousa, retomou as atividades do Hub DinoValley

“O encontro entre os atores do Hub de Inovação DinoValley em Sousa representa um passo significativo na construção de uma cidade mais dinâmica e preparada para os desafios do futuro. Com o alinhamento de estratégias e a colaboração entre diversos setores, Sousa está pavimentando o caminho para se tornar um polo de inovação e desenvolvimento no cenário regional”, destacou a gestora do projeto Hub DinoValley, do Sebrae Sousa, Juliene Fernandes.

Esse movimento busca gerar mais desenvolvimento para regiões que vão além dos grandes centros urbanos. Sousa que já está na rota da inovação na Paraíba, em conjunto com Campina Grande e João Pessoa, tem se tornado polo de eventos relevantes para o ecossistema empreendedor. Em Cajazeiras, esse foi o primeiro passo para o início das atividades de modelagem e implementação do ecossistema local de inovação.

O gerente do Centro de Formação Profissional do SENAI Miriam Benevides Gadelha, de Sousa, Caio César Morais, também esteve na reunião e destacou o papel da instituição dentro desses núcleos de debate para inovação de desenvolvimento da região. “É importante para o SENAI, como provedor de ações de inovação e tecnologia, estar inserido nesses núcleos, onde podemos participar ativamente em reuniões e, na prática, nos desafios do hub. A partir desses desafios, nós estimulamos a participação dos nossos alunos na idealização e construção das soluções, então nós conseguimos, tanto atuar na gestão como também no incentivo à prática no aprendizado do aluno”, afirmou.

Além do SESI e do SENAI, estiveram presentes empresas, instituições de ensino, ONGs e órgãos de fomento ao desenvolvimento e inovação, demonstrando o comprometimento de diversos setores na inclusão do Sertão paraibano no ecossistema de inovação do estado, tornando a região ainda mais inclusiva, inovadora e sustentável.

A retomada dos encontros entre os atores do ecossistema de inovação se mostra crucial neste momento. A validação de diretrizes e o estabelecimento de novas metas são essenciais para impulsionar as ações propostas, fortalecer conexões e promover a evolução do ecossistema de inovação local.

Texto/Colaboração | Igor Batista