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Indústria

SESI implantará projeto para acompanhar os impactos cognitivos no ambiente de trabalho da Alpargatas

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 23 de julho de 2021

Projeto visa implantar um sistema eletrônico de pesquisa do estado emocional dos trabalhadores e será implantado com o apoio da empresa CDA


Nesta quinta-feira, 22/07,  a equipe da gerência executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, e do Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais se reuniu com a gerente de Segurança do Trabalho da Alpargatas de Campina Grande, Cláudia Monteiro para tratar sobre a implantação do projeto de Inovação “Sistema Eletrônico para Acompanhamento de Impactos Cognitivos no Ambiente de Trabalho”, que será feita em parceria com a indústria de calçados.

Participaram do encontro, Sávio Freire, assessor da superintendente  do SESI e gestor do Projeto, Emilanir Maia, coordenadora Técnica do Projeto, Michelly Silva,  engenheira de Segurança da Alpargatas, e Juan Pinheiro, diretor da CDA, Empresa de Tecnologia da Informação  que desenvolverá o sistema eletrônico.

O projeto que visa implantar um sistema eletrônico de pesquisa do estado emocional dos trabalhadores foi desenvolvido pelo SESI e será implantado com o apoio da empresa CDA.

A implantação será feita em várias etapas, inicialmente foi definido e desenvolvido o sistema, em seguida a modelagem e implantação, que está sendo iniciada. Após essa etapa, serão feitos testes e a homologação, e encerrando o processo, o SESI irá fazer a manualização do projeto, transformando o sistema em um produto que poderá ser implementado em qualquer indústria ou empresa do Brasil.

Funcionamento do Sistema

O sistema estará presente nas máquinas e equipamentos, e indicará como os colaboradores estão emocionalmente antes de iniciarem suas atividades na empresa. Atrelado ao coletor das informações será desenvolvido um sistema de acompanhamento dos dados, que indicará as condições gerais do estado emocional dos trabalhadores por setores, áreas, turnos e cargos, podendo ser gerados gráficos, tabelas e informações quantitativas sobre que locais horários e cargos com maior propensão de gerar comportamentos inseguros pelos trabalhadores.

Com o acompanhamento dos dados no sistema, será possível pesquisar os trabalhadores que chegam com sintomas depressivos ou desanimados e que podem ter relações com problemas psicossociais, que deverão ser encaminhados para uma estrutura de cuidado psicossocial, onde serão avaliados os fatores sociais externos à empresa que podem ter relação com o estado do trabalhador, evitando o agravamento da situação e os impactos indesejáveis.

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