Compartilhar

CNI

SESI Lab inicia agendamento para visitas educativas de 2024

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 07 de fevereiro de 2024

O museu oferece visitas para instituições de ensino públicas e particulares, mas com a necessidade de agendamento antecipado. Alunos e professores da rede pública têm direito a entrada gratuita


  • Atenção, profissionais da educação de instituições públicas e particulares! O ano letivo bate à porta e junto com ele o agendamento para visitas educativas no SESI Lab. Em 2023, mais de 40 mil estudantes foram atendidos, sendo cerca de 70% da rede pública de ensino. A visitas em 2024 serão iniciadas já em março e com uma novidade: o museu conta agora com a opção de visitas noturnas para atender Educação de Jovens e Adultos (EJA), faculdades e universidades.    

O período de agendamento foi iniciado nessa segunda-feira (5) por meio de formulário de interesse que ficará disponível ao longo do ano. Quanto mais cedo agendar, mais condições de realizar a visita já nos primeiros meses de 2024. Vale lembrar que o preenchimento do formulário não garante a visita, ele é o primeiro contato entre a comunidade escolar e a equipe de Educativo do museu. 

Após o preenchimento, a equipe responsável pelas ações educativas do SESI Lab entrará em contato para identificar os objetivos da visita, e agendar data e horário. É seguida a mesma regra de bilheteria: alunos e professores de escolas públicas não pagam. Já professores e alunos matriculados em instituições de ensino particulares pagam meia-entrada.

Interação entre temas curriculares e atrações do SESI Lab

No caso das visitas escolares, os temas explorados têm conexão com o currículo e podem ser previamente selecionados pelos professores. Além das visitas, o SESI Lab oferece uma programação multidisciplinar orientada por uma abordagem educativa criativa e inovadora, inclui exposições temporárias e de longa duração, festivais, seminários, oficinas, residências artísticas, cinema, além de atividades orientadas à cultura maker.

“É possível potencializar o conhecimento e ampliar as visões de mundo quando saímos do ambiente comum de aprendizado e damos espaço ao lúdico e ao estímulo à mão na massa. No SESI Lab é possível entrar em contato com diversas temas curriculares a partir da interatividade”, ressalta a Superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho. 

SESI Lab inicia agendamento para visitas educativas de 2024

Atualmente, são oferecidas duas modalidades de visita: 

1. Visita educativa temática: destinadas a conhecer as exposições do SESI Lab a partir de percursos temáticos mediados pela equipe de educação. A finalização da visita é realizada com uma atividade prática conectada ao tema explorado durante a visita. 

Como funciona: Ao chegar no museu, o grupo será dividido para o melhor aproveitamento da visita, sendo um educador designado para cada 20 participantes. O limite de atendimento é de 40 participantes por horário de visita (mais acompanhantes em um limite de até 5). 

2. Visita autoguiada: construa sua própria experiência de visita customizada. Nessa modalidade, os visitantes serão recepcionados pela equipe de educação e percorrerão as galerias do museu de acordo com os interesses de tema e percurso.    

Como funciona: O agendamento poderá ser feito para grupos de até 80 pessoas por horário, mediante disponibilidade. 

As escolas podem fazer agendamento simultâneo em ambas as modalidades (visita educativa e visita autoguiada), conforme interesse e disponibilidade de horário.  Os temas de cada visita serão selecionados conforme o perfil do grupo, e com abordagem customizada para cada público. 

Para garantir acolhimento mais inclusivo, é fundamental informar no agendamento a necessidade de atendimento adaptado e o tipo de adaptação necessária com pessoas com deficiência. Sim, temos uma equipe de educadores preparados para receber todos os públicos! 
   

SESI Lab inicia agendamento para visitas educativas de 2024

Já agendou e recebeu a confirmação da visita? Temos informações importantes para os grupos agendados! 

- Ao chegar ao SESI Lab um membro da equipe de educação irá receber o grupo, e irá encaminhá-lo para aquisição dos ingressos. Todas as diretrizes da política de gratuidade e meia entrada estão disponíveis aqui.   

- Bolsas, mochilas e lancheiras devem ficar, preferencialmente, guardados no ônibus, para maior conforto do grupo. O SESI Lab não dispõe de guarda-volumes para grupos agendados. 

- Para as visitas de grupo com transporte (ônibus ou van) o acesso é realizado somente pelo pavimento térreo, onde há área de embarque e desembarque. Existe estacionamento gratuito em frente ao museu. 

- Para os grupos agendados, as instituições devem mandar 1 acompanhante adulto para cada grupo de 20 pessoas. 

- Ao chegar no museu, o grupo será dividido para o melhor aproveitamento da visita, sendo um educador para cada 20 pessoas. Os acompanhantes deverão permanecer juntos ao grupo, mantendo-o unido, do início ao término da visita. Também serão responsáveis pelo comportamento do grupo no interior do Museu. 

- No interior das galerias expositivas é permitido apenas o consumo de água. Alimentos podem ser consumidos nas áreas externas (praça da árvore, túnel e área do entorno) e na varanda do piso superior. Sugerimos que o momento do lanche seja feito antes ou depois do horário de realização da visita.

- Assegure-se que o grupo chegará ao museu com 15 minutos de antecedência.  É importante respeitar o horário previamente agendado pela equipe do SESI Lab para que o cronograma da visita não seja comprometido. 

- A duração da visita agendada com o acompanhamento do educador do museu é de, aproximadamente, 1h30. 

- Para grupos agendados, a tolerância de atraso é de 20 minutos. Após esse tempo, a visita com educador sofrerá adaptações em função do tempo disponível para a visita.  

- Em caso de necessidade de cancelamento da visita, o museu deverá ser informado com pelo menos uma semana de antecedência, a fim de que possamos disponibilizar o horário para outro grupo.

Outras Notícias