CNI

SESI lança plataforma para auxiliar MPEs no cumprimento da NR-01

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 27 de abril de 2022

O SESI Facilita permite que empresas desenvolvam, de forma gratuita, o programa de gerenciamento de riscos exigido pela nova norma regulamentadora

O Serviço Social da Indústria (SESI) promove, na quinta-feira (28) às 14h30, debate virtual sobre o impacto da nova NR-01 na gestão de risco das micro e pequenas empresas. O evento marca o lançamento do SESI Facilita PGR, plataforma que conta com sistema de inteligência artificial com mais de 240 atividades e permite que as empresas desenvolvam gratuitamente o programa de gerenciamento de riscos (PGR), exigido na nova Norma Regulamentadora n.1 (NR-01).

No portal SESI Facilita, os usuários inserem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, no ato, já são informadas se estão enquadradas nas regras para adesão ao serviço. A plataforma traz um formulário para que empresas informem seu ramo de atividade e a própria plataforma apresenta um rol de processos produtivos que podem ser desenvolvidos, com mapeamento de possíveis riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Os usuários só precisam selecionar os processos que existem efetivamente na empresa, incluir setores que não foram mencionados e relacionar os funcionários que estão em cada processo produtivo. O sistema se encarrega de fazer as correlações e listar os possíveis perigos existentes em cada processo para que seja realizada a avaliação de riscos. Por fim, o sistema sugere as ações necessárias para que a empresa possa elaborar seu plano de ação para reduzir os riscos encontrados.

“O SESI Facilita contribui com o processo de desburocratização e simplificação das normas regulamentadoras, principalmente para os micros e pequenos negócios”, afirma a gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Katyana Aragão.

Conheça os participantes do debate

O debate, que será transmitido pelo YouTube do SESI, contará com a participação do diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi; do diretor de Operações do SESI, Paulo Mól; do subsecretário de Inspeção do Trabalho do Ministério de Trabalho e Previdência, Rômulo Machado e Silva; do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prada Dantas Junior; e do gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, César Reinaldo Rissete.