SESI no Combate e Prevenção as DST/AIDS

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 20 de fevereiro de 2009

Cerca de 3 mil industriários participaram das Ações Educativas de prevenção das DST/AIDS no Carnaval, promovida pelo SESI - Centro de Atividades João Úrsulo Ribeiro Coutinho. A programação das ações antecedeu o período carnavalesco e teve como objetivo sensibilizar os trabalhadores quanto às práticas seguras durante as comemorações do carnaval. Na capital paraibana as atividades aconteceram nas indústrias Coteminas, Alpargatas e Brastex, e na cidade de Cabedelo as ações de prevenção contra o vírus HIV foram realizadas na empresa J. Macedo.

Os trabalhos foram desenvolvidos por estagiários e profissionais de Saúde do SESI e tiveram como foco principal o período da Festa de Momo. “É justamente nesta época, que as pessoas ficam vulneráveis aos riscos de contaminações do vírus HIV, por isso, a intenção dos nossos trabalhos de sensibilização e de conscientização junto às empresas estão voltados para estes dias que antecedem o carnaval”, explicou a bioquímica Aldenair Torres.

Para atrair os industriários o SESI montou um “Estande DST/AIDS na Folia de Carnaval”, com serviço de som, em locais estratégicos no interior das empresas, e todos os empregados eram convidados a estourarem bexigas e a responderem perguntas sobre HIV/AIDS, a resposta certa garantia ao participante um brinde.

Um dos participantes, o auxiliar de almoxarifado, Humberto Ferreira da Silva, da Coteminas, falou da ação educativa na indústria. “Esta atividade aqui na empresa é uma excelente idéia, serve para conscientizar as pessoas sobre os riscos da AIDS, temos que nos cuidar”, alertou Humberto Silva.

Outras atividades como panfletagem e distribuição de preservativos masculino fizeram parte das Ações Educativas sobre DST/AIDS no Carnaval. Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, no Brasil já são 505.499 casos notificados, os números são referentes ao ano de 1998 até o primeiro semestre de 2008. Nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com OMS, a previsão é de crescimento da doença em relação às outras regiões brasileira.

Na Paraíba, 3.745 casos da doença já foram notificados. Para a gerente do CAT JURC, Rosilda Ferreira são ações como esta, promovida pelo SESI Paraíba, que contribui com a redução dos índices dessa doença.  Informações sobre outras ações em DST/AIDS realizadas pelo SESI podem ser obtidas através do telefone () 2108 8063.

Colaboração/Texto: Eli Almeida
Fotos: Crédito: Andréia Gomes.