O SESI Paraíba realizou, nesta terça-feira (12), na Casa FIEPB, em João Pessoa, a assinatura de um Termo de Ajuste Administrativo (TAA) com o Departamento Nacional do SESI. O acordo formaliza a atuação da Paraíba como braço técnico do SESI Nacional no desenvolvimento de um projeto de transformação digital da educação, que visa expandir a plataforma educacional digital do SESI para o Brasil inteiro.
O TAA prevê o suporte técnico do SESI Paraíba no desenvolvimento de soluções para um sistema de ensino digital nacional. Durante o evento, Arioston Rodrigues, gerente de Educação Tecnológica do SESI Departamento Nacional, destacou o papel da Paraíba no projeto. “Estamos formalizando um acordo para que a Paraíba seja nosso braço técnico na implementação de um sistema de ensino digital. O estado tem nos apoiado há tempos, especialmente na plataforma educacional, e agora queremos que este seja nosso parceiro na geração de requisitos e validação de soluções”, pontuou.
Para a superintendente do SESI Paraíba, Silvia Pereira, o acordo representa um marco na valorização da expertise local e no compromisso do estado com a inovação educacional no Brasil. “Esse termo fortalece o papel do departamento regional do SESI no estado como um polo estratégico para a transformação digital na educação. Nossa equipe tem atuado incansavelmente no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias que impactam diretamente a qualidade do ensino, e é uma honra sermos reconhecidos como referência nacional neste processo,” declarou.
O termo, que contempla ações desenvolvidas retroativamente em 2024, também estabelece um plano de trabalho até 2027, com renovações anuais previstas de acordo com as demandas do projeto. Segundo Rodrigues, a decisão pelo SESI Paraíba foi impulsionada pela experiência técnica e pelo suporte já prestado pela equipe local de Tecnologia da Informação (TI). “A condição técnica do time de TI da Paraíba foi decisiva para firmarmos este acordo. São profissionais que sempre mostraram competência para nos apoiar nos momentos críticos, e agora com esse termo vamos poder justificar e compensar as horas dedicadas pelo time regional”, explicou Rodrigues.
Também participaram da reunião Ronaldo Rodrigues Pacheco, gestor de projetos do SESI Nacional, e Diego Coelho, gerente de TI da FIEPB, ressaltando a importância dessa parceria para alcançar uma transformação efetiva na educação digital no Brasil.
Texto/Colaboração | Igor Batista