Retomando as atividades do seu eixo de Cultura, o SESI Paraíba promove no mês de outubro mais uma edição do festival de música Talento na Indústria, buscando valorizar a diversidade cultural do país e dar espaço a todos os gêneros e estilos da música brasileira, ao passo em que busca revelar os verdadeiros talentos da indústria.
Podem se inscrever no festival colaboradores do sistema, trabalhadores da indústria e alunos do SESI e do SENAI na Paraíba, que tenham, pelo menos, 16 anos completos. Os candidatos podem participar na categoria com apenas uma música, que deve ser apresentada no ato da inscrição e que seja, obrigatoriamente, brasileira, de qualquer época ou estilo.
As inscrições serão abertas a partir da próxima segunda-feira (2), podendo ser efetuadas pelas unidades do SESI e do SENAI até o dia 16 de setembro. Para a efetivação das inscrições, as unidades e as indústrias devem encaminhar as fichas de inscrições em envelopes lacrados para a Coordenação de Cultura, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB ou no SESI Museu Digital, em Campina Grande.
Após o período de inscrições será realizada uma audição, onde uma banca classificatória, composta por profissionais da área artístico-cultural, selecionarão 22 finalistas que se apresentarão ao vivo na FIEPB, em Campina Grande, no dia do festival, em 26 de outubro. Na ocasião serão escolhidos os três primeiros colocados, que receberão os respectivos troféus e medalhas.
A superintendente do SESI Paraíba, Silvia Pereira, destaca que essa iniciativa é uma oportunidade para revelar talentos e proporcionar a certeza de que cada participante tem potencial para também contribuir significativamente no campo artístico. “O festival de música Talento na Indústria é uma oportunidade para descobrirmos talentos da comunidade que integra o sistema indústria. É por meio da arte que a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos e isso resulta em uma conexão entre as pessoas”, pontuou a superintendente.
“Com o apoio da linha de fomento à Cultura do departamento nacional, o SESI Paraíba, através dessa iniciativa, contribui com uma sociedade mais vibrante e criativa, e por que não dizer feliz? Nas palavras da professora e mediadora, Dulce Nascimento, as pessoas felizes produzem mais. Eis a importância desse festival. Não há tempo perdido para os nossos heróis da resistência”, Silvia Pereira, superintendente do SESI Paraíba
O festival de música Talento na Indústria é uma ação do SESI Paraíba que reafirma o seu papel de agente transformador, promovendo a cultura e incentivando a expressão artística entre os trabalhadores da indústria. O evento não só celebra o talento musical, mas também fortalece a integração e o bem-estar no ambiente de trabalho e contribui para a descoberta de novos talentos e para a valorização da produção cultural local.
O projeto do Festival foi aprovado pelo SESI Nacional através da intermediação do presidente da FIEPB e diretor regional do SESI na Paraíba, Cassiano Pereira, que esteve no Conselho Nacional do SESI, em Brasília, onde demonstrou a importância do evento para o setor industrial paraibano.
Leia o regulamento na íntegra
Os festivais de música do SESI
O SESI Paraíba possui um histórico de realização de festivais de música com foco nos trabalhadores da indústria e colaboradores do Sistema. Em 2009, a partir de uma iniciativa nacional de promover uma política de cultura mais sólida, foi realizada a primeira edição do Festival SESI Música, voltado exclusivamente para trabalhadores da indústria, onde cada departamento regional pôde indicar um representante para se apresentar no festival nacional.
Esse foi o pontapé inicial para uma tradição de realização de festivais que já dura cerca de 15 anos. Durante esse período, foram realizadas também duas edições de um festival direcionado exclusivamente para colaboradores do Sistema Indústria, o “Ritmos e Sons”.
O festival Talento na Indústria chega este ano a sua terceira edição, tendo sido realizado pela primeira vez em 2018. O evento é uma realização do SESI Paraíba, que faz parte da Cultura para fomento do departamento nacional. A sua última edição aconteceu em 2019, revelando Mayara de Lima, Jhony Cândido e Micael Natã, que foram os destaques entre os 21 candidatos que se apresentaram no auditório da FIEPB, se tornando os três melhores talentos da indústria no festival.
Texto/Colaboração | Igor Batista