Paraíba Tecnologia e Inovação

SESI participa de reunião do Ecossistema de Inovação com representante do departamento nacional

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 08 de novembro de 2023

A preocupação com a saúde e a segurança do trabalhador está cada vez mais em pauta. É perceptível que as empresas que buscam a qualidade de vida e de trabalho do colaborador geram resultados positivos de produtividade com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Para inovar em mais formas de atender as empresas e indústrias paraibanas, nesta quarta-feira, 8, aconteceu mais uma reunião do Ecossistema de Inovação de Campina Grande - E.INOVCG com a presença de Thiago Yhudy Thaho, gerente de Projetos e Desenvolvimento em Saúde e Segurança na Indústria do SESI Nacional. Na ocasião, foram apresentados e discutidos os meios de captação de recursos com o propósito de conectar empresas e startups para o desenvolvimento real de inovações em Saúde e Segurança na Paraíba.

Estiveram na reunião, representando o SESI Paraíba, o assessor de Operações Estratégicas da área de Saúde e Segurança na Indústria, Sávio Freire, que abriu a reunião apresentando as estratégias da área, o coordenador de Negócios, Carlos Rueda, que apresentou a metodologia ASSTI, desenvolvida pelo departamento regional e que está em processo de nacionalização, ficando disponível para todas as indústrias interessadas na avaliação para seus trabalhadores.

Durante a apresentação, Thiago Yhudi também apresentou meios de como o SESI poderia auxiliar o ecossistema para suprir problemas nas empresas através de editais, da Plataforma de Inovação da Indústria e da Metodologia ASSTI, que busca fazer o monitoramento do trabalhador em 46 indicadores através de medidores do Índice Geral de Estilo de Vida, do Índice de Produtividade e do Índice de Percepção de Segurança no Trabalho.

Na pauta, foram debatidos os principais desafios de Campina Grande em relação a Saúde e Segurança de Trabalho, na tentativa de identificar problemas e aplicar esses processos nas empresas focando em todas as profissões para atingir maiores amplitudes de profissionais com qualidade de vida no ambiente de trabalho. O ecossistema de inovação debateu também as melhores formas de aplicar uma consultoria nas empresas e como solucionar lacunas na saúde e segurança no trabalho em ações a curto e longo período.

O E.INOVCG tem o propósito de impactar positivamente a economia da cidade através da inovação e conectar pessoas e empresas através de  capacitações, monitorias e incubação em prol da inovação. A equipe do ecossistema é formada por representantes de diversas áreas que agregam para a inovação da cidade como representantes parceiros entre universidades, empresas, a prefeitura municipal e instituições como SESI, SENAI e Sebrae da Paraíba.

Texto/Colaboração | Laura Almeida