A palestra de encerramento do Seminário PAC – Programa de Aceleração do Crescimento abordou o tema “PAC: impulso ao desenvolvimento da região Nordeste, impactos na competitividade da indústria e oportunidades de negócios.
O consultor em Logística e Transportes Keiji Kanashiro foi o primeiro a falar sobre o tema. Para o consultor, a questão do crescimento econômico está interligado com o investimento em infra-estrutura. “O Brasil é grande exportador de minérios e materiais agrícolas. A nossa produção é feita de forma econômica no campo, mas quando levamos a matéria para a construção acabamos perdendo aquilo que economizamos. Acredito que o PAC pode resolver o problema de custo de escoamento da produção”, disse o consultor.
O mesmo tema também foi abordado pelo Consultor Especializado e ex-diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Carlos Alberto Wanderley Nóbrega. Segundo ele, o PAC trabalhou muito bem a estrutura do sistema de transportes, com investimento em ferrovias, rodovias e acesso aos portos, tanto no setor terrestre, quanto no marítimo. “Ampliar os postos de forma que sejam mais profundos, com acesso facilitado para a área terrestre e conexão com ferrovias, isso sim é caminhar no rumo certo”, concluiu.