Compartilhar

Paraíba

Superintendente do IEL Paraíba participa de reunião nacional do instituto no Ceará

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 06 de novembro de 2024

Raquel Leite, assim como os demais gestores do país, discutem estratégias de trabalho para o triênio 2025-2027


Superintendente do IEL Paraíba, Raquel Leite, participa de encontro nacional no Ceará (Foto: George Lucas/ FIEC)

Fortaleza recebe nesta terça e quarta-feira (5 e 6 de novembro), na Casa da Indústria, superintendentes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de todo o país para uma reunião síntese de 2024 promovida pelo IEL Nacional. O encontro conta com uma programação intensa de trabalho, em que os principais projetos e ações nacionais serão discutidos, visando consolidar as estratégias de atuação em rede para o triênio 2025-2027. A Paraíba é representada no encontro pela superintendente estadual Raquel Leite. 

Uma das pautas de destaque é o projeto “IEL Digital”, que visa à transformação digital de todas as unidades regionais do IEL, inspirado no modelo de sucesso do Ceará. Em sua fala na abertura da reunião, o diretor institucional do IEL Nacional e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, deu as boas-vindas a todos os participantes em nome do Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban. 

Ele destacou que o IEL Nacional está empenhado em implementar ações e estratégias de maneira unificada em todo o país, dialogando e aproveitando experiências de todos os estados.

“Nós não somos um país, somos um continente. Há muita diversidade entre os estados, realidades completamente diferentes. Às vezes o que é bom para um, pode não funcionar para outro. Então, precisamos compreender que projetos devemos fazer e para isso nada melhor do que ouvir quem está nos estados. O nosso objetivo é entender o que os estados têm de desafio para que possamos analisar e organizar as ações, nos mantemos coerentes com uma visão unificada. Todos os estados têm experiências boas, vamos aproveitar o que cada um tem de bom”, afirmou.  

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, defendeu a atuação do IEL em rede, com o objetivo de fortalecer a instituição, e reafirmou o compromisso do Ceará em apoiar ações que promovam esse fortalecimento. 

O superintendente do IEL Nacional, Paulo Mól, falou sobre a satisfação de realizar a reunião de superintendentes do IEL no Ceará e explicou que a ideia é manter reuniões presenciais regularmente, sempre em estados diferentes, reforçando a atuação do IEL como um verdadeiro sistema. 

De acordo com Paulo Mól, que assumiu a superintendência há cerca de seis meses, o IEL vive um momento de travessia e a construção de um planejamento estratégico é essencial neste momento para dar suporte ao plano de ação para os próximos anos. 

“No passado, cada regional seguia de uma maneira diferente, sem uma visão robusta de sistema. Agora, estamos elaborando um planejamento estratégico unificado, que dialogue com as realidades locais de cada estado. Somos um sistema, e devemos agir como tal. O papel do departamento nacional é fornecer o suporte necessário para que trabalhemos de forma integrada e sistêmica. E esse processo começa com o planejamento estratégico, que vamos discutir hoje. É ele que vai embasar o nosso plano de ação”, sintetizou.

A reunião contou ainda com a participação do diretor da CNI, Sampaio Filho. Ele afirmou estar convicto de que o IEL Nacional dará um grande salto a partir de todas as ações e estratégias que estão sendo propostas. “Essas pessoas que estão aqui é que vão conseguir fazer a transformação que o IEL Nacional precisa, garantindo o reconhecimento nacional da instituição. Todos juntos, com a CNI, sob a liderança do Ricardo e do Paulo Mól, vamos sim fazer a diferença”, sublinhou.

Sobre o encontro

A programação de trabalho do primeiro dia começou com a apresentação da estratégia da rede IEL e o lançamento do Radar Estratégico Sistêmico do IEL para o período de 2025 a 2027. Em seguida, foram apresentados resultados da ação nacional de conformidade da rede IEL.

No turno da tarde, a programação seguiu com a apresentação do plano de ação do IEL Nacional para 2025 e a proposta do IEL Digital. As discussões seguiram com a apreciação de ações dos programas Inova Talentos e de Estágio. A programação foi concluída abordando outros importantes programas para a instituição.  

“O evento foi marcado, entre outros momentos, pela apresentação dos resultados da Ação de Conformidade do IEL, destacando a alta conformidade da Paraíba. Durante o encontro, nós também discutimos importantes iniciativas, como o Programa de Educação Executiva Global e o Programa de Qualificação de Fornecedores, voltados para fortalecer ainda mais a atuação e a inovação nas áreas de desenvolvimento empresarial e formação de talentos. Para o IEL da Paraíba, é de fundamental importância participar de um momento estratégico como esse, que está ajudando a construir, de maneira integrada, o futuro da instituição e do público por ela beneficiado”, enfatizou a superintendente do IEL Paraíba, Raquel Leite.  

O encontro prossegue nesta quarta-feira abordando projetos como a Academia IEL, programa Vida e Carreira e a apresentação de boas práticas da rede IEL.

 

Texto/colaboração | FIEC e FIEPB

Outras Notícias