Sustentabilidade é o foco do Workshop realizado pelo SENAI em CG

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 27 de julho de 2011

Num momento em que empresas e governos percebem que a crise ambiental é uma realidade, que poderá acarretar num futuro de incertezas e desafios, intrinsecamente ligados ao nosso desenvolvimento e sobrevivência, o SENAI através da Rede SENAI de Meio Ambiente reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 27/07, na FIEP, em Campina Grande, empresários e representantes de instituições públicas, para discutir estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável.

O Workshop SENAI de Meio Ambiente, foi aberto pela Diretora de Operações do SENAI/PB, Berenice Lopes, e contou com as presenças do Secretário Executivo dos Recursos Hídricos do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Fábio Agra, o Coordenador Nacional da Rede SENAI de Meio Ambiente, Júlio Zorzal, além do presidente do Sindicato de Minerais Não-Metálicos do Estado da Paraíba - Sindminerais, Manoel Gonçalves e gestores do Sistema Indústria da Paraíba.

“O Workshop é uma dinâmica que estamos utilizando exatamente para apresentar as indústrias, a área de atuação do SENAI, nós utilizamos como estratégia esse ano, o workshop da Rede por regiões, onde tivemos agora no mês de junho, a região sul e sudeste e esse agora com os departamentos regionais do Nordeste. No mês de agosto os departamentos da região Centro – Oeste e Norte também serão contemplados, destacou Júlio Zorzal.

Na programação do evento, os participantes acompanharam ainda a apresentação do Mapa de Oportunidades da Paraíba com foco na Mineração, através da Superintendente do IEL/PB, Kênia Quirino, e assistiram a um Case de sucesso da Marmoraria Oficina do Granito, localizada em João Pessoa, e que trabalha com o beneficiamento do mármore. Durante a apresentação, o empresário Douglas Ribeiro, falou sobre o controle das partículas aéreas, onde os resíduos sólidos são reaproveitados na construção civil, como exemplo ele mostrou sobras de mármore que são transformadas em brita e em pedras utilizadas em piso. O empresário disse que graças a gestão dos resíduos sólidos, a empresa dele que inicialmente produzia 200 metros quadrados de mármore, hoje produz 1000 metros.

A Coordenadora Técnica da Rede SENAI na Bahia, Arlinda Coelho, fez uma breve apresentação do Case da Mineração do APL de Rochas Ornamentais, onde falou sobre a atuação do SENAI junto as empresas do setor.

Encerrando a programação da manhã, o Secretário Executivo dos Recursos Hídricos do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Fábio Agra ministrou uma palestra sobre o Marco Legal e Perspectivas de atuação da Secretaria.